Saúde

HOSPITAL ESTADUAL CRIANÇA QUALIFICA PESSOAL EM ASSISTÊNCIA PEDIÁTRICA

vide
| 29/11/2010 às 20:00
Dolores Bustelo foi quem ministrou o curso
Foto:
 

O Hospital Estadual da Criança iniciou neste sábado (27) e domingo (28), uma série de cursos voltados para qualificação na assistência em pediatria e neonatologia, criando oportunidades de intercambio de novas práticas e experiências entre os profissionais da área. Neste final de semana, o I Curso de Imersão Interativo abordou a Radiologia Pediátrica, reunindo profissionais de diversos estados do país.

        
Organizado pelo médico Marcos Gomes da Silva, que integra o quadro clínico do hospital e é coordenador do Serviço de Imagem do HEC, o curso foi ministrado pela especialista em Radiologia, Tomografia Computadorizada e Ultrassonografia e ex-presidente da Sociedade Latino-Americana de Radiologia Pediátrica, Drª Dolores Bustelo.

        
Durante os dois dias de evento, os participantes puderam aliar teoria e prática, realizando atendimentos, avaliações de pacientes e discutindo novas pesquisas na área. A especialista ressaltou a importância de encontros entre os profissionais em pediatria. "Poucos profissionais fazem radiologia pediátrica no mundo, então todas as vezes que for possível difundir informações entre as pessoas que estão trabalhando com isso é fundamental. Por isso, é tão relevante o interesse do Instituto Sócrates Guanaes a preocupação em realizar atividades como essa, principalmente em um hospital ainda tão novo, preparando pessoas sobre o ponto e vista pediátrico", afirmou Drª Dolores Bustello, que acumula 24 anos de experiência na área.

        
O coordenador Marcos Gomes da Silva reafirmou: "O Hospital da Criança nasceu para ser também um lugar de Ensino, e cursos como esses são importantes para subsidiar nosso trabalho, além de divulgar a radiologia pediátrica".

        
Já no próximo sábado (04), será realizada a I Jornada de Cirurgia e Anestesia Pediátrica do Hospital da Criança. O evento, que tem como principal objetivo chamar atenção para as particularidades do atendimento cirúrgico em um hospital pediátrico, será aberto aos profissionais e estudantes da área de saúde. "O atendimento em um hospital pediátrico é completamente diferente de um hospital para adultos. O adulto verbaliza, diz o que sente e responde às perguntas do médico, diferentemente da criança." destaca a médica Charlize Kessin, coordenadora do Serviço de Anestesiologia e Dor do HEC.  As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do telefone (75) 3226-2290, ou do e-mail anestesiologia.hec.bahia@gmail.com. As vagas são limitadas.