Campanha Nacional
A Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010 tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade de que cada pessoa elimine criadouros do mosquito em sua casa. O ministro José Gomes Temporão afirma que o governo federal disponibiliza recursos financeiros e materiais, como inseticida, veículos e outros equipamentos para os estados, porém chama atenção dos brasileiros para a participação no combate.
"A dengue mata. Mata adultos e crianças. Por isso, que todos devem ter cuidado para que sua casa não se torne um criadouro do aedes aegypti. Cada um deve fazer a sua parte e também cobrar dos vizinhos e dos gestores públicos", alertou.
As peças de TV e rádio terão depoimentos de pessoas que enfrentaram a doença e quase perderam familiares, além de declarações de líderes comunitários sobre a importância de cobrar também a ação dos gestores da saúde e de outros setores, como meio ambiente, saneamento básico e limpeza urbana. A campanha terá, ainda, materiais específicos para educadores, crianças e gestores e profissionais de saúde.
O ministro anunciou que está sendo testada uma vacina contra a dengue no Espírito Santo, mas que só poderá ser usada daqui a cinco anos. Durante o lançamento da campanha nacional, Temporão apresentou um resultado parcial do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010. A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município.
Neste ano, 425 cidades estavam programadas para participar do LIRAa. Ano passado, esse número chegou a 169. Do total de municípios previstos para este ano, 300 já enviaram as informações ao Ministério da Saúde, até o momento. Em outras 118 cidades, o estudo está em andamento - e sete inicialmente previstas decidiram não realizar o levantamento.