O vereador Gilberto José (PDT) parabenizou, através de um registro na Câmara, o prefeito João Henrique e a ex-secretária Municipal de Saúde, Ana Angélica Araújo Rodrigues, por terem estabelecido, através da Portaria nº 325/2010, a volta da prestação de serviços de ortopedia e traumatologia por clínicas privadas em parceria com o poder público.
Para o vereador, "a medida contribuirá para a redução do fluxo de pessoas nos hospitais de Salvador. Atualmente muitos pacientes que necessitam de atendimento ortopédico passam dias e noites nos corredores das emergências. É um sofrimento desnecessário. Antigamente o paciente chegava à clínica com uma fratura e era atendido imediatamente", lembrou.
A portaria nº 325/2010 estabelece que os pacientes com trauma ortopédico transferidos do SAMU para os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) devem ter prioridade no atendimento de urgência. A medida ainda prevê que após o primeiro atendimento, caso seja necessária a realização de cirurgia, o paciente seja encaminhado para o Complexo Municipal de Regulação de Salvador (CMR) que tomará os procedimentos necessários.
Gilberto José também solicitou ao secretário Municipal de Saúde, José Rodrigues, a ampliação da portaria para que atenda casos cirúrgicos de pequeno e médio porte de outras especialidades. Ele também ressaltou que existem, aproximadamente, 49 clínicas credenciadas e alertou para a necessidade da Prefeitura estimular mais unidades de saúde a aderirem ao serviço.
____________________________________________________________________________________