Todo final de semana é a mesma coisa, as pessoas se comunicam para combinar a programação da diversão. Mas, existe um grupo que se reúne trimestralmente para praticar atos de solidariedade e amor ao próximo, é a Caravana da Saúde que leva serviços de saúde, entre outros, para as comunidades carentes. E, é imbuído deste espírito humanista que à próxima expedição seguirá dia 19 de novembro em direção à Coqueiro, município de Maragogipe, à beira do Rio Paraguaçu, só retornando no dia 21 de novembro.
A Caravana da Saúde surgiu da idéia de um grupo de estrangeiros que muito bem acolhidos no Brasil, resolveram agradecer essa generosa hospitalidade fazendo campanhas que beneficiassem a população menos favorecida na área da saúde.
Na sua 9ª edição oferece atendimento odontológico (clínico-obturações de amálgama e resina, buco-maxilo-cirurgias e extrações), protético (próteses imediatas, palestras sobre higiene oral, aplicação de flúor, escovação, limpeza da língua), atendimento médico: urologista (exame de próstata), clínico geral, pediatra, ginecologista (preventivo de câncer), endocrinologista, cardiologista (eletrocardiograma), entre outras especialidades médicas.
Assim como: enfermeiros (aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de vacinas, teste rápido de HIV), bioquímicos (exames de sangue, urina, fezes), farmacêuticos (com toda os medicamentos necessários a uma farmácia, e todos os que são prescritos pelos profissionais da Caravana são doados durante o evento), psicólogos, fisioterapeutas, advogados (prestando atendimento jurídico), terapeutas ocupacionais, cabeleireiros (tratamento de dermatites capilares, piolhos e lêndeas), palestras sobre prevenção a diabetes, acidentes vasculares cerebrais, sobre doenças sexualmente transmissíveis, coluna, entre outras.
O grupo ainda distribuí gratuitamente alimentos, roupas, calçados, brinquedos, preservativos para a população carentes, tendo recreação infantil e um delicioso "sopão" que é servido a todos.
O objetivo principal dos voluntários é resgatar a dignidade e cidadania das pessoas. Essa é uma iniciativa que começou com um pequeno grupo e que hoje tem quase cem pessoas envolvidas no projeto.
A Coordenação da Caravana fica a cargo do arquiteto Roberto Becerra, responsável pela logística, e a Coordenação de Saúde, é feita pela Cirurgiã-Dentista Ana Kolbe. Recentemente, o grupo fechou uma parceria com a Marinha do Brasil, mas não possuí nenhuma ajuda externa.
Todos podem ajudar doando roupas, sapatos, brinquedos, livros, utensílios domésticos que encontram-se em desuso. Interessados em colaborar com esta ação podem entrar em contato pelo tel 3245-3236 (horário comercial) ou pelo email kolbe@kolbe.com.br, que a Caravana da Saúde terá prazer de receber seu donativo.