Saúde

SAÚDE DA MULHER SERÁ FOCO DE CONGRESSO DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA

Veja
| 25/10/2010 às 13:42
De acordo com informações da Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (SOGIBA), menos de 30% das mulheres baianas fazem exames preventivos de câncer ginecológico. O dado é alarmante, já que em outros estados do Brasil o índice de prevenção chega a 70%. Com o objetivo de discutir temas relacionados à saúde da mulher, a SOGIBA promove entre os dias 28 e 30 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, o XVIII Congresso Baiano de Obstetrícia e Ginecologia, o maior evento da área do Norte-Nordeste do Brasil.
Com o tema "Assistência a mulher na contemporaneidade" o evento será uma grande oportunidade de reunir na capital baiana especialistas de todo o País para atualização científica e discussões éticas. "Além de uma série de palestras e da presença de pesquisadores nacionais e especialistas internacionais, também promoveremos 12 cursos de obstetrícia e ginecologia com inscrições gratuitas para os sócios da Associação", enfatiza o presidente da SOGIBA, Dr. James Cadidé.
Programação - Na área de obstetrícia serão tratados temas como os benefícios do parto natural, importância do pré-natal para a saúde da gestante e do bebê, cuidados e cirurgias no feto, além de cursos de assistência ao parto. Já na área de ginecologia as discussões vão girar em torno da importância da prevenção e a evolução dos exames de câncer ginecológico, vacinas, cirurgias minimamente invasivas, evolução no tratamento da incontinência urinária, endometriose, acompanhamento das mulheres na fase do climatério e os avanços na investigação e tratamento de infertilidade. Ainda serão tratados temas para diminuição dos índices de morbidade e mortalidade materna e perinatal, num esforço de minimizar os índices dessas ocorrências no Nordeste, especialmente na Bahia. Na oportunidade, os obstetras e ginecologistas também discutirão num fórum pré-congresso, no dia 27 de outubro, questões sobre ética médica, numa parceria entre a SOGIBA e o Conselho Regional de Medicina.Pela primeira vez, o Congresso promoverá, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado o curso do exame de capacitação para coleta do exame de papanicolau, responsável pela prevenção do câncer de colo uterino. "O curso visa formar profissionais qualificados para aumentar a cobertura de exame de prevenção de câncer do colo uterino no estado da Bahia e o diagnóstico precoce", acrescenta Cadidé. Além da programação voltada para obstetras, ginecologistas e estudantes de medicina, pela primeira vez a Bahia receberá um jornada para profissionais de enfermagem em obstetrícia, ginecologia e neonatologia, associada ao Congresso. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.sogiba.com.br.