Saúde

MÉDICA ALERTA PARA NECESSIDADE DE CUIDADOS COM A PELE NEGRA

Vide
| 26/08/2010 às 19:41
Apesar de ser mais resistente ao sol e menos propensa para as indesejáveis rugas, marcas de expressão e ressecamento, a pele negra também requer cuidados diários, proteção solar e tratamentos. Por possuir muita melanina (proteína que confere pigmentação à pele e aos cabelos ), a pela negra conta com mais proteção natural e, consequentemente, mantém um aspecto mais jovem. "Essa proteção natural, no entanto, não é passaporte para a exposição solar sem os cuidados devidos. As pessoas de pele negra devem fazer uso de filtro solar com FPS 8 a 15 no dia-a-dia e FPS 30 durante exposição solar", explica a dermatologista Marilúsia Maia Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética - Regional Bahia.
 
Se por um lado a pele negra é mais resistente por ser mais espessa, mais rica em glândulas sebáceas e possuir mais colágeno, por outro lado, é mais propensa ao aparecimento de manchas ou lesões, as chamadas discromias. O uso de ácidos ou qualquer coisa que irrite a pele, provoque eritemas, vermelhidão e descamação pode desecandear um processo de hiperpigmentação (alterações de pigmentação) e causar o aparecimento de manchas.
 
O alto teor de colágeno, que garante elasticidade, também assegura uma pele mais jovem, mas facilita a hiperpigmentação e a formação de cicatrizes quelóides.
Outra vantagem das morenas e negras é que dificilmente elas apresentam a terrível celulite. Graças à musculatura mais firme, os indesejáveis furinhos geralmente não se formam nas pessoas de pele negra.
 
Além da prevenção com proteção solar, uso de vitamina C tópica e hidratação, a pele negra também pode ser tratada com técnicas adaptadas ao seu tipo de estrutura.
Tratamentos corporais ou faciais, como peelings superficiais, preenchimentos e alguns tipos de laser de luz pulsada com baixa frequência (para rejuvenescimento e clareamento de manchas), podem ser feitos. Pessoas com pele negra também podem ser beneficiadas com a técnica da toxina botulínica para rejuvescimento, a diferença é que como a pele é mais espessa, o músculo precisa de maior quantidade da substância para que o resultado seja satisfatório.
 
O cabelo é outra questão que merece atenção. Beleza também significa identidade étnica.  Na busca por padrões de beleza, as pessoas morenas ou negras têm cada vez mais utilizado químicas como alisamento e relaxamento e feito uso da chapinha para controlar o volume dos cabelos e os fios rebeldes. A médica alerta para o risco e as agressões dessas técnicas, que podem causar efeitos indesejáveis como, por exemplo, a queda intensa de cabelo e cabelos quebradiços. além de interferir no ciclo de crescimento do cabelo.