A anestesia é uma das etapas de um processo cirúrgico que gera mais preocupação para o paciente. Este procedimento, porém, tem se aperfeiçoado com o surgimento de novas drogas e técnicas que otimizam os resultados e tornam o ato anestésico cada vez mais seguro. Para debater e trocar conhecimento sobre o tema, tem início nesta sexta-feira, dia 16, um evento que vai reunir em Salvador nomes internacionais da área de anestesiologia. O Itaigara Memorial Hospital Dia realiza o Simpósio Internacional de Anestesia Ambulatorial, no auditório do Centro Odonto Médico Linus Pauling.
Alguns nomes de destaque são Paul F. White, Professor Titular da UT Southwesthern Medical Center of Dallas; Giovanni M. Pittoni, Diretor do Departamento de Anestesia e Terapia Intensiva do Hospital Universitário de Pádua, Itália, e Presidente do College of Directors of Anesthesia and Intensive Care of the North-East Region of Italy (CPART), e João Abrão, Diretor do Serviço de Anestesia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, entre outros.
Além de temas específicos da anestesia ambulatorial, serão discutidos aspectos do bem-estar do médico anestesiologista frente à sua carga de trabalho. Ainda ocorrerá a apresentação, feita pelo médico anestesiologista Hugo Eckener, do Itaigara Memorial, do sugamadex, nova droga que proporciona mais segurança ao ato anestésico. O evento, que ocorre nos dias 16 e 17, é voltado para os anestesistas que atuam nas diversas instituições baianas e tem como objetivo propiciar o aprofundamento e a troca de conhecimento para melhorar cada vez mais o processo anestésico.