Saúde

ESPECIALISTAS DEBATEM TRATAMENTO PARA A HEPATITE C

Vide
| 09/07/2010 às 15:42

De 14 a 17 de julho, Salvador irá sediar o Hepatologia do Milênio, um evento continental de educação médica continuada, realizado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia - SBH e voltado para o estudo das diversas patologias do fígado. Dentre os temas que serão discutidos durante o encontro, o debate sobre os novos e promissores medicamentos para o tratamento da Hepatite C é um dos que mais chama atenção.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Dr. Raymundo Paraná, muito se pesquisa em relação aos tratamentos da Hepatite C, mas dificilmente uma nova droga é realmente lançada no mercado. “Muitas moléculas que podem modificar o tratamento da Hepatite C são descobertas a cada ano, mas dificilmente uma delas pode ser usada de forma isolada por conta do risco de ser criada uma resistência do vírus”, afirma Dr. Paraná.

Em fase final de estudos e já bem próximas à comercialização, as novas drogas que mais prometem resultados no tratamento da Hepatite C são o Boceprevir do laboratório MSD/Schering-Plough e o Telaprevir, do laboratório Vertex & Tibotec. Esses medicamentos funcionam como inibidores de protease e devem ser usados em combinação com o Interferon Peguilado e Ribavirina, base atual do tratamento da Hepatite C.

Os resultados dos estudos em torno das novas drogas em combinação com o tratamento atual são bastante promissores. “Teremos aumento na taxa de cura para pacientes virgens de tratamento dos atuais 50% para 70% a 80%”, diz Dr. Paraná. “E as previsões não param aí, teremos ainda a possibilidade de re-tratar pacientes que não responderam ao tratamento atual com chance de cura de 40%, quando o re-tratamento standard não ultrapassava os 10% de chances”, conclui confiante.

Durante o Simpósio Hepatologia do Milênio, uma mesa redonda dará atenção especial a essas novas drogas. Como coordenadores da discussão, estarão especialistas do Brasil, do Peru, da Alemanha, dos Estados Unidos e da França.