Saúde

SALVADOR SEDIA FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE NO PRÓXIMO DIA 14

VIDE
| 07/06/2010 às 10:00

A cidade do Salvador será sede entre os dias 14 e 15 de junho do Fórum de Humanização da Saúde. O evento que acontecerá no Centro de Convenções da Bahia é uma promoção conjunta da Associação Viva e  Deixe Viver - Contadores de Histórias e da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, por meio do Hospital Santa Izabel.


A expectativa é que cerca de 600 profissionais de diversas áreas e estudantes antenados com o tema da humanização na área da saúde participem do evento, que visa valorizar as experiências praticadas em hospitais e projetos de sucesso, além de mostrar que a prática de ações ligadas à humanização na saúde está ao alcance de todos.


De acordo com Valdir Cimino, diretor-fundador da Associação Viva e Deixe Viver, a humanização dos ambientes hospitalares difunde uma nova postura e atitude dos profissionais de saúde e da sociedade atendida.


"Estes fatores resultam na diminuição do tempo de internação, aumento da produtividade das instituições de saúde, melhoria dos processos de relacionamento dos profissionais de saúde com os pacientes e na observância dos direitos dos pacientes e seus familiares", afirma Cimino, que será um dos palestrantes do evento.


A coordenadora de Voluntariado da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Ana Cristina Matos, acrescenta que o fórum reunirá agentes de transformação para a discussão, aprimoramento e disseminação da humanização hospitalar. "A proposta de humanização da saúde visa também promover o bem-estar de pacientes e o desenvolvimento humano do cuidador em ambientes hospitalares", diz Ana Cristina.


Outros temas que serão abordados durante o evento são o  impacto econômico da humanização, medicina e espiritualidade, humanização na formação do profissional da saúde, experiências regionais incluindo também oficinas sobre o toque na formação do profissional de saúde, diálogos apreciativos, teatro em hospitais, reiki e como organizar um grupo de trabalho de humanização.


O evento também contará com dezenas de estandes de instituições que praticam e ensinam sobre o assunto.