O estado do garoto Abinael Santos Lima, 12 anos, vítima de meningite C diagnosticada na segunda-feira passada (16), é estável. Morador da localidade de Areia Branca, em Lauro de Freitas, o menino permanece internado no Hospital Couto Maia, em Salvador e segundo o último boletim médico, está fora de perigo. A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas tenta, desde a semana passada, realizar a profilaxia nas crianças que estudam na mesma turma do menino, na Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos, mas tem enfrentado dificuldades.
Nas três vezes em que tentou se dirigir a instituição, a equipe de saúde foi recebida com hostilidade pela comunidade local. Eles exigem que todos os estudantes sejam medicados, contrariando as normas do protocolo do Ministério da Saúde que determina o uso da profilaxia apenas para as pessoas que tiveram contato direto com a vítima. Cinco dos 33 colegas de Abinael já foram medicados. A Secretaria acrescenta ainda que não há nenhum outro caso de suspeita de meningite no município.
Diante da agressividade da população, a Secretaria de Saúde expediu ofício informando aos pais dos colegas do garoto que a medicação está sendo disponibilizada no Departamento de Vigilância à Saúde, em Itinga. Para que o tratamento tenha eficácia, é preciso que seja ministrado até dez dias após o contato, ou seja, até quinta-feira. Os interessados podem se dirigir ao local ou fazer contato através dos telefones 3251-0735 e 3252-9453.
O garoto passou mal após voltar da Ceasa, em Simões Filho, na tarde de segunda-feira. Os fortes sintomas fizeram com que ele fosse encaminhado ao Menandro de Faria, na Estrada do Coco. Diagnosticada a meningite C, o garoto foi transferido ao Hospital Couto Maia onde recebeu atendimento e permanece sob os cuidados necessários.