De acordo com resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS), a partir de junho deste ano, o atendimento fonoaudiológico terá cobertura obrigatória pelos planos de saúde.
Em Salvador, quem não possui plano pode se beneficiar com o atendimento gratuito oferecido pela Clínica-Escola do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), na Paralela.
A Clínica Escola de Fonoaudiologia funciona no período de segunda a sexta, das 8h as 18h e contempla o atendimento de todas as idades e queixas fonoaudiológicas. A coordenadora do curso Carla Cardoso enumera quais são os serviços prestados gratuitamente:
"Realizamos atendimento a distúrbios de fluência (gagueira), alterações de fala como trocas de letras e distorções na produção dos sons; distúrbios de leitura e escrita; dislexia; alterações funcionais por questões ortodônticas encaminhadas por ortodontistas; alterações vocais e estética vocal, reabilitação de deficientes auditivos; transtornos neurológicos de diferentes causas, síndromes genéticas, distúrbio global do desenvolvimento e suas alterações de linguagem; idosos ou adultos com alterações de linguagem por conta de acidentes ou derrames"
Os interessados devem iniciar o atendimento através do telefone (71) 3206-8015, quando começa a triagem com os pacientes.
São realizados também exames auditivos como audiometria tonal, vocal e comportamental além de imitanciometria e adaptação de próteses auditivas.