Saúde

HOSPITAL ROBERTO SANTOS HOMENAGEIA AS MÃES COM TEATRO E ARTESANATO

Vide
| 08/05/2010 às 18:04
Um evento alusivo ao Dia das Mães se reveste de forte significado no Hospital Geral Roberto Santos, em razão do número expressivo de mães servidoras e do grande afluxo de mães assistidas, direta ou indiretamente, nas áreas de Obstetrícia e Pediatria, mais especificamente, além dos demais setores hospitalares. Pensando na importância da data, o HGRS promove não apenas um, mas uma série de eventos comemorativos. Oficinas de beleza, artesanato e de poesia e música, além de peça teatral, vão acontecer durante todo o mês de maio.
 
Banner e faixa com mensagem poética às mães também serão instalados no hospital e, no dia 9, será servido um café da manhã na UTI Pediátrica. Por iniciativa de uma auxiliar de enfermagem, que mobilizou funcionários do setor, será entregue a cada mãe uma nécessaire confeccionada artesanalmente, contendo um kit com pente, escova e creme dental, sabonete e saboneteira e bucha de banho. No Ambulatório de Pediatria, no andar térreo, e na Enfermaria e Unidade Semi-Intensiva, no 4º andar, foram colocados painéis com fotografias homenageando as mães funcionárias.
 
Na Unidade de Pediatria, algumas atividades já começaram e vão se repetir nas quartas-feiras de maio, nos dias 12, 19 e 26. São as Quartas Artísticas, dentro do projeto Quando a Arte Humaniza, com programação especial em homenagem ao Dia das Mães. Na quarta-feira passada, as mães ficaram mais bonitas e mais prendadas: receberam cuidados de cabelo, sobrancelha e maquiagem na Oficina de Beleza, e confeccionaram peças utilizando técnicas de bordado, pintura e flores de tecido na Oficina de Artesanato.
 
Com a filha de 11 anos internada, Romilda Reis de Souza, 43 anos, aproveitou o tempo de visita para se produzir e fez cabelo e maquiagem para participar de uma sessão de fotos. "Até as funcionárias falaram que fiquei mais bonita", revelou.
 
Na oficina de costura, onde também praticaram pintura e bordado, as mães aprendiam novas habilidades, aproveitando melhor o tempo. Foi o caso, por exemplo, de Marlene do Nascimento e de Cristiane Santos Pereira. Os filhos, de dez e dois anos de idade, estão internados no 4º andar do HGRS. Para elas, a oficina foi uma forma de "aprender alguma coisa", como disse Marlene. Já Cristiane garantiu que "está uma maravilha: distrai um pouquinho a mente, e a gente esquece dos problemas".
 
As oficinas foram ministradas por voluntárias como Lídia Maria da Silva e Maria Bitencourt, mãe e tia de uma estagiária de Psicologia. As duas não são profissionais, mas sabem como tratar cabelos e desenhar sobrancelhas. Por isso, ofereceram sua experiência exercitada com filhas, sobrinhas, vizinhas e amigas e cuidaram das mães da Pediatria.
 
TEATRO E ORAÇÃO
 
A programação especial continua no dia 12, às 15 horas, com a apresentação da peça teatral "A Mãe Nossa de Cada Dia". O espetáculo é, na verdade, um "mãenólogo", como define a atriz Sardélia Assunção que vai encarnar, no palco, 14 tipos diferentes de mães: a estressada, a "estrela", a socialite, a Amélia, a preocupada, a arrependida, a supermãe, e outros perfis que fazem refletir sobre o papel da mãe no mundo de hoje.
 
No dia 19, será a vez de uma Oficina de Poesia, ministrada pela médica e psicoterapeuta Celeste Castro, e, no dia 26, acontece a Oficina de Bijuteria. Também estão programadas atividades de cunho religioso, com a celebração de uma missa católica, um ato evangélico e uma palestra espírita.