Saúde

PACIENTES ONCOLÓGICOS VÃO CONTAR COM AULAS DE PILATES

Vide
| 06/05/2010 às 13:46

Para comemorar o mês das mães, o Núcleo de Oncologia da Bahia inaugura, no andar térreo das suas instalações, em Ondina, o Studio de Pilates, sob a direção de Selma França e Helena Mathias, diretoras e professoras franqueadas da Physiopilates. O principal objetivo será a reabilitação e melhoria da qualidade de vida dos pacientes em tratamento oncológico. O espaço contará com as técnicas de Pilates Postural em aulas individuais e para pequenos grupos (até cinco pessoas). Também será aberto para o público adulto em horários definidos.

Criada pelo alemão Joseph Pilates, na década de década de 20 do século passado, a técnica de condicionamento físico é uma ginástica livre de impactos, que respeita a individualidade e os limites de cada praticante. O método é uma mistura de técnicas orientais, que valorizam o alongamento e a respiração, com técnicas ocidentais, que priorizam a formação muscular. Joseph acreditava que o centro de força controla não apenas os movimentos corporais, mas também as emoções. Os adeptos ficam mais equilibrados no plano físico e mental. "Respirar da forma correta ajuda a controlar as emoções, combater o stress e acalmar a mente", explica Helena Mathias.

Atualmente, o método pode ser praticado tanto na modalidade "studio" - nos aparelhos inventados por Joseph Pilates - como na modalidade solo, conhecida como "mat pilates", praticada no solo com bolas e faixas elásticas.

Além de melhorar a postura corporal, flexibilidade e amplitude de movimentos, a técnica trabalha os músculos, tornando-os firmes, alongados e tonificados, o que previne e reduz lesões e pode contribuir bastante para o alívio de dores crônicas.

A pratica do Pilates, que tem sido aplicada com bons resultados nos processos de reabilitação funcional, traz importantes benefícios para a saúde geral. Há aumento de força, as articulações ficam mais saudáveis e a capacidade respiratória também aumenta. O Pilates ainda atua sobre a psicomotricidade. "A técnica estimula o equilíbrio e a coordenação motora", comenta Helena Mathias. Os benefícios na saúde física e mental são incontáveis.