Desenvolvido em duas etapas, já nos dias 16 e 19 de abril será realizado o Treinamento no Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da H1N1. Para esta atualização, a fundamentação será realizada no Manual do Ministério da Saúde com público alvo específico ao corpo de enfermagem e representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital São Lucas. Já no dia 29 também deste mês, o médico pneumologista e coordenador da CCIH, Gustavo Magno Baptista, realizará palestra com o tema Aspectos Terapêuticos do Pneumopata para Enfermagem.
De acordo com a gerente de enfermagem do Hospital São Lucas, Ana Paula Baptista Carqueija, os temas abordados são amparados nas circunstâncias vividas diariamente no Hospital e nas demandas observadas entre os profissionais. "Teremos a próxima capacitação em Medicação, com estudos teóricos e aulas práticas", destacou Ana Paula.
Ainda entre os temas já abordados dentro da unidade hospitalar estão os cursos de Curativos, apresentado pela enfermeira Renata Costa, e a atualização em Suporte Básico em paradas Cardíacas, este último ministrado pelo médico Fabrício Matos.
Ainda segundo a gerente de enfermagem do Hospital São Lucas, todos os cursos são realizados no auditório da própria unidade hospitalar, com certificação e carga horária atribuída a todos os participantes. "Temos hoje 90 técnicos de enfermagem atuando no Hospital São Lucas e uma equipe de gestores sintonizado com as demandas internas da unidade, a exemplo da enfermeira da CCIH, Daniela Sampaio, e a enfermeira da SEC, Renata Costa", declarou Ana Paula.
Residência
Outro destaque no Hospital São Lucas está previsto para este mês de maio quando a unidade estará recebendo a equipe da Residência Médica, sob a coordenação dos médicos Rosângela Carvalho e Augusto Lins. Voltado para a Clínica Médica, o Hospital cumpriu todas as exigências para a instalação da residência, entre as quais a destinação de uma sala de estudos e, o mais importante, o completo funcionamento do serviço de radiologia. "Já era uma demanda nossa, já que antes atuávamos em parceria com o Hospital Calixto Midlej Filho, mas que em maio estará 100% coberta", destacou Ana Paula. A parceria foi desenvolvida junto à Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes) com apoio integral da provedoria da instituição