Saúde

SANTA CASA DE ITABUNA CAPACITA PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO NO SUS

vide
| 16/04/2010 às 09:00
  Com atendimento exclusivo para o Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital São Lucas da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, inaugurado há aproximadamente um ano, vem desenvolvendo uma série de cursos de capacitação para os profissionais atuantes na unidade. Com mais duas capacitações agendadas para este mês de abril, técnicos de enfermagem e enfermeiros são o público-alvo das atualizações potencializadas pela Gerência de Enfermagem, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Serviço de educação Continuada (SEC). Todos os profissionais participantes são certificados ao final de cada curso.


Desenvolvido em duas etapas, já nos dias 16 e 19 de abril será realizado o Treinamento no Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da H1N1. Para esta atualização, a fundamentação será realizada no Manual do Ministério da Saúde com público alvo específico ao corpo de enfermagem e representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital São Lucas. Já no dia 29 também deste mês, o médico pneumologista e coordenador da CCIH, Gustavo Magno Baptista, realizará palestra com o tema Aspectos Terapêuticos do Pneumopata para Enfermagem.    


De acordo com a gerente de enfermagem do Hospital São Lucas, Ana Paula Baptista Carqueija, os temas abordados são amparados nas circunstâncias vividas diariamente no Hospital e nas demandas observadas entre os profissionais. "Teremos a próxima capacitação em Medicação, com estudos teóricos e aulas práticas", destacou Ana Paula.

Ainda entre os temas já abordados dentro da unidade hospitalar estão os cursos de Curativos, apresentado pela enfermeira Renata Costa, e a atualização em Suporte Básico em paradas Cardíacas, este último ministrado pelo médico Fabrício Matos.  

Ainda segundo a gerente de enfermagem do Hospital São Lucas, todos os cursos são realizados no auditório da própria unidade hospitalar, com certificação e carga horária atribuída a todos os participantes. "Temos hoje 90 técnicos de enfermagem atuando no Hospital São Lucas e uma equipe de gestores sintonizado com as demandas internas da unidade, a exemplo da enfermeira da CCIH, Daniela Sampaio, e a enfermeira da SEC, Renata Costa", declarou Ana Paula.


Residência


Outro destaque no Hospital São Lucas está previsto para este mês de maio quando a unidade estará recebendo a equipe da Residência Médica, sob a coordenação dos médicos Rosângela Carvalho e Augusto Lins. Voltado para a Clínica Médica, o Hospital cumpriu todas as exigências para a instalação da residência, entre as quais a destinação de uma sala de estudos e, o mais importante, o completo funcionamento do serviço de radiologia. "Já era uma demanda nossa, já que antes atuávamos em parceria com o Hospital Calixto Midlej Filho, mas que em maio estará 100% coberta", destacou Ana Paula. A parceria foi desenvolvida junto à Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes) com apoio integral da provedoria da instituição