Saúde

FEIRA PROMOVE VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE C NO PRÓXIMO SÁBADO

vide
| 25/03/2010 às 15:53
As vacinas já estão estocadas para atender todas as crianças
Foto: Bernardo Bezerra
O dia "D" da primeira etapa da campanha de vacinação contra a meningite C em Feira de Santana será neste sábado (27), das 8 às 17 horas, em todas as unidades de saúde da rede municipal. A meta é imunizar aproximadamente 55 mil crianças, na faixa etária de dois meses até quatro anos (onze meses e vinte e nove dias).


"Já está tudo pronto para a vacinação e os pais ou responsáveis não devem esquecer de levar a sua carteira de identidade (RG) e certidão de nascimento, cartão de vacinação atualizada e o cartão família das crianças", observou a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Soares de Brito Estrela, lembrando que não se deve levar meninos e meninas acima de cincos, pois não será atendida.


"A vacina é exclusivamente para a faixa etária de dois meses a até quatro anos, onze meses e vinte e nove dias porque é justamente essa população que tem sido mais acometida pela doença", disse Janice Estrela, segundo a qual, "haverá uma lista com os nomes das crianças a serem vacinadas nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) e e de Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximos das residências por medida de controle e os agentes comunitários também vão indicar as crianças que devem ser imunizadas".


Para atingir o objetivo, a imunização será realizada em todos os 16 postos de Unidade Básica de Saúde e 83 unidades do Programa Saúde da Família do município, nas zonas urbana e rural. Pelo menos 500 profissionais de saúde, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, além do contingente de apoio, serão mobilizados para o dia "D".

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica informa que a vacina está sendo oferecida pela primeira vez em Feira de Santana. "Esta vacina não faz parte do calendário vacinal de crianças", disse.

A meningite C é uma doença infecto-contagiosa que pode levar a óbito. Ela se expressa por processo inflamatório das membranas cerebrais ou da medula espinhal. "Toda meningite se manifesta através de vírus, bactéria ou fungos", observou Janice. Segundo ela, os sintomas clássicos da doença são dor de cabeça constante, febre alta, rididez de nuca, manchas avermelhadas na pele e vômitos em jato.

Janice Estrela informou que a Secretaria de Saúde mantém plantões nos finais de semana e feriados com a finalidade de monitorar doenças infecto-contagiosas, justamente, "para quebrar a cadeia de transmissão da doença", completou.