Saúde

CEM MIL NOVOS CASOS TUBERCULOSE SÃO REGISTRADOS NO BRASIL A CADA ANO

vide
| 20/03/2010 às 09:44
No Brasil, 100 mil novos casos de tuberculose são registrados a cada ano, com seis mil mortes anuais pela doença. O estado Bahia está em terceiro lugar no país, contabilizando próximo de seis mil novos casos registrados anualmente. "A importância do diagnóstico precoce da tuberculose, prevenção e manutenção correta do tratamento" é o tema da palestra que o pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro, professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina, ministra na próxima quarta-feira, dia 24 de março, às 10 horas, no Posto de Saúde Orlando Imbasshy, Bairro da Paz, pelo quarto ano consecutivo. A palestra é aberta para a comunidade do bairro e a iniciativa do especialista integra as comemorações pelo Dia Mundial de Controle da Tuberculose.

Doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões, a tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, microorganismo cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Tosse crônica (a partir de duas semanas), suor noturno, febre, dor no tórax, perda de peso lenta e progressiva e falta de apetite e de disposição são alguns dos sintomas da doença.

"Apesar de ser doença curável, ocorre, aproximadamente 400 óbitos por ano na Bahia, o que é profundamente lamentável", revela o médico. O especialista ressalta a importância da não interrupção do tratamento: "O abandono do tratamento faz com que os bacilos fiquem fortalecidos e resistentes ao medicamento, que deixa de fazer efeito, causando a volta a doença".

A maior taxa de mortalidade por tuberculose acontece na região nordeste do país. No mundo, mais pessoas morrem de Tuberculose que de qualquer outra infecção curável. Vinte e dois países, dentre eles o Brasil, respondem por 90 % dos casos. Como agravante existe a co-infecção com o vírus do HIV (que aumenta o risco de adoecer e morrer) e o problema da resistência medicamentosa, que é muito mais cara e mais difícil de tratar.

Cada paciente, se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para que o agravo se dissemine e se transforme em doença.

TUBERCULOSE

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD). A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste.

A Organização das Nações Unidas pretende reduzir em 50% as taxas de incidência e mortalidade até o ano de 2015. De acordo com Ministério da Saúde, as maiores taxas de incidência são no gênero masculino e grupo etário entre 45-49 anos. O percentual de cura em 2006 foi de 73% e o abandono de tratamento foi de 9%. Nos casos de tuberculose associado ao HIV foi de 57% e 14% de cura e abandono respectivamente.

A vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida, é capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se o tratamento, que dura em torno de seis meses, for seguido corretamente, as chances de cura chegam a 95%. "é essencial não interromper o tratamento mesmo que os sintomas desapareçam".