Saúde

HIPERTENSÃO ARTERIAL É O MAIOR INIMIGO DO HOMEM. VEJA COMO PREVENIR.

veja
| 19/03/2010 às 09:24

Dores de cabeça constantes, tonturas, desmaios podem ser sintomas da hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta. Para o clínico e cardiologista do programa de Saúde do Homem, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Jair Moreira Fernandes, este é o maior inimigo do sexo masculino que pode provocar disfunção erétil, epistaxe (sangramento pelo nariz), derrame e infarto.


            Segundo o médico, as causas da pressão alta estão associadas à alimentação muito calórica, fatores genéticos e ao estresse cotidiano, além do consumo exagerado de bebidas alcoólicas, do hábito de fumar e do sedentarismo. O tratamento pode prescindir de uma dieta balanceada, atividades físicas com indicação e/ou acompanhamento profissional ou mesmo medicamentoso, conforme a situação do paciente.


            Na sequência das patologias que mais atingem o homem estão a disfunção erétil, os altos índices de colesterol e triglicérides (que correspondem à dislipidemia), diabetes e problemas de próstata, e principalmente as doenças cardiovasculares. Doenças cardiovasculares são as que mais têm matado os homens no mundo, mais, inclusive, que a guerra, segundo indicam as estatísticas.


O médico Jair Fernandes atenta que, apesar da gravidade, as patologias podem ser tratadas, controladas e até curadas, basta buscar a orientação médica para realizar o tratamento preventivo. E a prevenção é extremamente importante. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,2 para 68,9 anos no período compreendido entre 1991 e 2007, ainda é 7,6 anos abaixo da média das mulheres.


Essa estimativa pode estar associada, entre outros fatores, à falta de acompanhamento médico. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2007, as mulheres se submeteram a cerca de 17 milhões de consultas ginecológicas, enquanto foram realizadas no país 2,7 milhões de consultas urológicas, para exames regulares. As autoridades de saúde entendem que os homens dão menos importância à medicina preventiva e, por isso, a necessidade de uma área especifica para a sua saúde.


Programa Saúde do Homem


Em Salvador, desde setembro de 2008, o Programa Saúde do Homem, pioneiro no país, vem atuando para combater a proliferação das patologias que mais atingem o universo masculino, oferecendo orientação e tratamento clínico, cardiológico e urológico, além da realização de exames laboratoriais e de média e alta complexidade para homens a partir dos 25 anos. Caso necessário, o programa também desenvolve acompanhamento psicológico e planejamento familiar.  

            O programa funciona de segunda a sexta-feira, no Centro de Referência de Doenças Cardiovasculares Adriano Pondé (CRDC), no bairro de Amaralina. Segundo o último relatório, até dezembro de 2009, havia 12.621 pacientes cadastrados. Por dia, são feitos de 60 a 80 atendimentos. Os usuários são encaminhados pelas Unidades de Saúde do Município, quando os médicos identificam implicações que exigem tratamento especializado.

            No CRDC, o paciente passa por uma triagem, sendo submetido a um questionário e exames básicos, como a aferição de pressão. Em seguida é encaminhado para o profissional especializado, fazendo todos os procedimentos médicos necessários. A expectativa da SMS é que o trabalho possa gerar, a longo prazo, um impacto em redução de casos de doenças que atingem o sexo masculino, proporcionando na saúde pública municipal um acesso ainda mais facilitado ao atendimento médico especializado.