Saúde

SOCIEDADE DE NEFROLOGIA PROMOVE FEIRA NO DIA MUNDIAL DO RIM, 11 MARÇO

vide
| 26/02/2010 às 20:20

Com o slogan Previna-se, a Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional Bahia promove a quinta edição, da Feira de Saúde, no próximo dia 11 de março, Dia Mundial do Rim. A feira vai acontecer no Largo do Elevador Lacerda (Praça Cairu), a partir das 9 horas. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção das doenças renais através de hábitos saudáveis e exames de rotina.

A iniciativa integra as ações da Campanha de Prevenção de Doenças Renais, que acontece simultaneamente em todo país, e faz parte do V Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica (ENPDRC), que a SBN Regional Bahia, com o apoio da SBN Nacional, estará promovendo no Bahia Othon Palace Hotel. O evento deve reunir médicos de várias especialidades e estudantes de medicina. A programação cientifica do Encontro, que acontece nos dias 12 e 13 de março, será focada nos temas Hipertensão Arterial Sistêmica e Eventos Cardiovasculares associados a doença renal.


Em Salvador, a Feira de Saúde reunirá médicos de várias especialidades (nefrologistas, geriatras, cardiologistas e pediatras), além de nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e profissionais de educação física para orientar a população sobre a pratica de hábitos de vida saudáveis para controle da hipertensão e diabetes, principais causas das doenças renais crônicas, e também para prestar esclarecimentos sobre os tratamentos de diálise e transplante. A Doença Renal Crônica (DRC) consiste em lesão renal e geralmente perda progressiva e irreversível da função dos rins.


Durante a Feira, quinhentas pessoas serão atendidas gratuitamente para realização de exames de aferição de pressão arterial, glicemia, exame de urina e avaliação nutricional, referências importantes para o diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC). Nos casos de alteração dos exames que indique necessidade de acompanhamento médico, os pacientes já sairão com um encaminhamento para serem atendidos na rede pública. Também haverá atividades físicas e recreativas e uma aula com duração de 20 minutos a cada uma hora para abordar questões relativas à prevenção, qualidade de vida e direitos do paciente.  



“Queremos alertar a população para necessidade de hábitos saudáveis para o controle da hipertensão arterial e diabetes e incentivar a doação de órgãos. Como a doença renal pode ser silenciosa, muitas vezes quando o paciente descobre já é preciso fazer diálise ou entrar na fila para fazer um transplante renal”, diz a nefrologista Katherine Brito, que divide a coordenação da Feira com os médicos Marcus Gomes Bastos, Marco Antônio Silveira e Roberta Sobral. “A prática de exercícios físicos, o controle de peso e a diminuição do sal na alimentação são medidas que podem evitar complicações renais”, acrescenta a médica.


 As duas principais causas da DRC são a diabetes (que atinge cerca de 10% da população geral) e a Hipertensão Arterial (que atinge acima de 40% da população adulta) Já nas fases iniciais, a DRC aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares (derrame cerebral, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, entre outras). “O problema da DRC vai muito além do risco de passar a necessitar de hemodiálise. Na verdade, a maioria dos pacientes morre por causa cardiovascular em qualquer fase da doença e quanto maior for a redução da função renal maior é este risco”, avalia o nefrologista Marco Antônio Silveira, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia - Regional Bahia.



 Ato Político


No dia 11, às 9 horas, na Câmara Municipal de Salvador, haverá um ato político com o objetivo de conscientizar as autoridades e políticos sobre a importância social dessa doença e sensibilizá-los para a necessidade de promover melhorias nos serviços de assistência aos pacientes. Na ocasião, Emmanuel de Almeida Burdmann, presidente da SBN Nacional, alertará as autoridades sobre a importância da prevenção da Doença Renal e controle dos fatores de risco (Diabetes e Hipertensão Arterial). O nefrologista Marco Antonio Silveira, presidente da Regional Bahia da SBN, abordará os dados regionais e a situação dos pacientes renais na Bahia.


A sessão pública terá a participação de lideranças políticas da cidade e do estado, comunidade cientifica e representantes de entidades e associações de portadores de DRC.