Saúde

SANTA CASA DE ITABUNA ESTÁ COM NOVA DIREÇÃO NO CORPO CLÍNICO

vide
| 23/02/2010 às 11:25

Assumiu recentemente para um mandato de dois anos a nova direção do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Composta por um Diretor do quadro de médicos do Hospital Manoel Novaes e um segundo para os hospitais Calixto Midlej Filho e São Lucas, a direção médica é responsável por realizar a interlocução entre a categoria que hoje soma aproximadamente 240 profissionais na instituição e os demais setores da Santa Casa. Foram empossados em recente cerimônia os médicos Eduardo Kowalski e John Menezes Leahy Filho.


Com eleição e posse dos novos diretores realizada ainda no último mês de janeiro, apesar do processo descentralizado, a direção do Corpo Clínico está trabalhando em conjunto com perspectivas de solidificar os princípios da Santa Casa e da profissão dentro dos três hospitais e campos de atuação institucional. "Tudo que fizermos será com objetivo comum de trabalharmos em prol da Santa Casa e dos médicos, nenhum dissociado do outro, promovendo uma melhor assistência ao paciente por parte dos profissionais e trabalhando o reconhecimento da profissão", afirmou o médico Eduardo. 
  

Sem uma sistemática de atuação definida, o trabalho da direção do Corpo Clínico deverá contar com reuniões periódicas com todo o corpo clínico, bem como produzir um calendário de cursos de atualização. "A proposta é sentarmos para definir parceiros dentro das próprias especialidades que possam estar oferecendo atualização para os demais colegas da casa, mas tudo depende de um planejamento integrado, principalmente junto à Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes)", declarou Eduardo.    


Com o desafio de aprimorar a integração entre os médicos e potencializar o trabalho de atualização e circulação de informações entre os profissionais da medicina nas mais diversas especialidades, o Corpo Clínico da Santa Casa de Itabuna também deverá atuar para o aprimoramento das condições de trabalho e remuneração do médico. "Já obtivemos grandes avanços na Santa Casa, mas a melhor remuneração dos profissionais médicos pelo SUS e pelos planos de saúde ainda é uma busca pelo maior reconhecimento profissional", detalhou Eduardo Kowalski.


Sobre os novos diretores do Corpo Clínico, no Hospital Manoel Novaes, John Leahy substitui Álvaro Sidney Andrade Brito, enquanto no Calixto Midlej Filho e Hospital São Lucas, Eduardo Kowalski assume no lugar da médica Rosângela Carvalho. "A direção que nos antecedeu desenvolveu um respeitado trabalho, apresentando importantes princípios e novos valores. Buscamos manter uma política semelhante e fortalecer, acima de tudo, a integração médica", finalizou Eduardo.