Apresentando características físicas de um bebê prematuro, com idade gestacional de 36 semanas, quando o ideal é que o nascimento se dê após completadas as 40 semanas de gestação, Yasmin nasceu em estado de morte aparente, com parada cardiorrespiratória. Reanimada pelos médicos, foi imediatamente encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal II, onde permaneceu sob ventilação mecânica e em uso de medicações vasoativas (utilizadas para manter as funções de órgãos vitais como coração, pulmões, fígado e rins) e anticonvulsivantes.
Desde o nascimento, o bebê apresentava indícios de comprometimento neurológico, como hipertonia (rigidez muscular), ausência de reflexos e de movimentos espontâneos, complicações decorrentes das condições difíceis pelas quais passou antes do nascimento, quando permaneceu por algum tempo no útero da mãe após a morte clínica dela. Nessas condições, a oxigenação cerebral do feto é prejudicada pela diminuição da circulação sanguínea, trazendo riscos de comprometimento das funções neurológicas.
DOIS MESES
Nesses dois meses em que Yasmin permaneceu internada no Hospital Roberto Santos, todos os esforços foram feitos para reverter o complicado quadro de saúde da criança, que contou com toda a assistência e cuidados intensivos por parte da equipe médica da unidade Materno-Infantil e com recursos tecnológicos de ponta - a UTI Neonatal é dotada de respiradores mecânicos, monitores multiparamétricos e berços especiais de última geração, recursos similares aos utilizados nos melhores hospitais.
Acidente
Segundo relatos da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que socorreu a gestante e por familiares dela, Marineide Costa de Souza saiu de casa, na manhã do dia 9 de novembro, para fazer a última consulta pré-natal, já que estava prestes a dar à luz. Quando desceu da calçada para atravessar a rua em direção ao ponto de ônibus, no bairro de Santo Inácio, foi atropelada por um veículo. O motorista disse que estava tentando escapar de assaltantes que o perseguiam para roubar o dinheiro que ele havia sacado em uma agência bancária. Ele não fugiu do local do acidente e prestou depoimento na 10ª Delegacia, em Pau da Lima.