Saúde

SINDICATO MÉDICOS COMEMORA 75 ANOS E MOSTRA O QUE FAZ PELA CATEGORIA

vide
| 04/12/2009 às 10:16
Evento no Sindimed, em Ondina, nesta sexta-feira, a partir das 19h
Foto: Divulgação
O Sindicato dos Médicos da Bahia comemora nesta sexta-feira, 4, o aniversário de 75 anos de fundação. A noite será de comemorações na sede do Sindimed, em Ondina. O evento que começa às 19h, marcará o lançamento do troféu Pirajá da Silva, honraria que será conferida a personalidades médicas de destaque em nosso Estado. 

História de lutas
Ao longo dos anos o Sindicato dos Médicos encampou lutas não só da categoria médica, mas de toda a população, sem deixar de enfrentar percalços, como a desativação na década de 1950, os anos de repressão da ditadura, por outro lado passou pelo renascimento na década de 1970, fundamental para as conquistas históricas dos anos 1980 e 1990. 

Nos últimos anos, tem participado de lutas na Justiça pelo fim das falsas cooperativas, com o objetivo de restabelecer a normalidade nas relações de trabalho com os órgãos do Estado, através dos contratos diretos dos trabalhadores.

Assim como a reivindicação contra as privatizações de hospitais públicos e a precarização do trabalho médico. A importância da atuação do Sindimed é reconhecida em todo o país. Neste ano, por exemplo, coube ao Sindimed, propor na Câmara Federal em Brasília, uma audiência sobre a precarização do trabalho médico.
 
Diretoria atual

A atual diretoria do Sindimed, presidida por José Caires, tomou posse em janeiro de 2007. O evento foi uma clara demonstração do peso político que tem o Sindimed. A solenidade de posse, que aconteceu na sede da entidade, registrou fatos inusitados, como as presenças dos secretários da Saúde do Estado, Jorge Solla, e do município, Luiz Humberto, além de parlamentares das esferas federal, estadual e municipal. Representantes das principais entidades médicas, sindicatos e da Central Única dos Trabalhadores também compareceram à transmissão da presidência.

O Sindicato dos Médicos da Bahia foi criado em 12 de dezembro de 1934 - durante o governo de Getúlio Vargas - no entanto somente em 25 de janeiro de 1937 a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho, e teve sua primeira diretoria eleita em 1941. O primeiro presidente do sindicato, Antônio Luiz Cavalcanti de Albuquerque de Barros Barreto, assumiu, em 25 de março de 1941, afirmando que era o início de uma nova era para a classe médica da Bahia. No dia 1° de maio de 1943, Barros Barreto inaugurou a sede do Sindicato na rua Cipriano Barata, n° 1.