Saúde

CESARIANA DE EMERGÊNCIA SALVA BEBÊ APÓS MORTE DE MÃE POR ACIDENTE

vide
| 09/11/2009 às 22:19
 

O acidente que vitimou a doméstica Marineide Costa de Souza, de 35 anos, grávida de quase nove meses, só não se tornou uma tragédia ainda maior para a família porque o bebê que estava sendo gestado, uma menina, foi salva. A mãe teve a morte clínica constatada ainda na ambulância do Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - quando era transportada para o Hospital Geral Roberto Santos, na manhã de hoje (9). Uma cesariana de emergência, realizada pela equipe de plantão no Centro Obstétrico do HGRS e pela equipe do Samu que prestou o socorro, salvou a criança.


A menina, que já se encontrava com baixa oxigenação em decorrência do falecimento da mãe, sofreu uma parada cardiorrespiratória logo após o nascimento, sendo reanimada e conduzida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, onde recebeu a visita do pai, Robson de Almeida da Silva, e de outras pessoas das famílias dele e de Marineide.

O pai foi atendido por psicólogas do HGRS, antes de ver a filha. A menina, que um primo de Marineide disse que vai se chamar Yasmim, ainda se encontra em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos, e deve permanecer entubada, pelo menos, por uma semana.


"Estamos aguardando para saber que prognóstico podemos dar sobre a criança, que está em observação e sob cuidados intensivos. Como já tinha sido diagnosticada a morte clínica da mãe, a cesárea foi feita rapidamente, mas a criança já foi retirada com parada cardiorrespiratória. Com a reanimação, ela saiu desse quadro, e queremos parabenizar as equipes da Obstetrícia e do Samu pelo empenho em salvar o bebê. Infelizmente, não pudemos salvar também a vida da mãe", disse Miguel Andrade Mota, diretor Médico do Hospital Geral Roberto Santos.


De acordo com o diretor Médico Adjunto Materno-Infantil, José Carlos Junqueira, o estado de saúde do bebê ainda é grave. "Ela nasceu em condições inóspitas, de baixa oxigenação, uma vez que o sangue da mãe já não estava circulando no organismo dela. Vamos observar a evolução neurológica dessa criança, que deverá continuar entubada pelos próximos dias", afirmou.


Segundo relatos feitos pela equipe que socorreu a gestante e por familiares, Marineide Costa de Souza saiu de casa para ir fazer a sua última consulta do pré-natal, já que estava prestes a dar à luz. Quando desceu da calçada para atravessar a rua em direção ao ponto de ônibus, no bairro de Santo Inácio, foi atropelada por um veículo. O motorista estaria tentando escapar de assaltantes que o perseguiam para roubar o dinheiro que ele havia sacado em uma agência bancária. Ele não fugiu do local do acidente e, muito abalado, prestou depoimento na 10ª Delegacia, em Pau da Lima.