O sonho da operadora de telemarketing, G.S.N., 20 anos, de doar os órgãos de seu bebê anencéfalo (sem cérebro) se concretizou sexta-feira (23), na Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, administrada pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, no bairro do Pau Miúdo .
O bebê de G.S.N., cujo coração foi retirado e encaminhado para Curitiba, de modo que as válvulas sejam transplantadas numa criança em fila de espera para transplante, nasceu ontem, às 22h25, de parto natural, pesando 2,6 kg, e morreu três horas depois.
A captação dos órgãos, a primeira realizada na Maternidade de Referência, foi feita pela equipe do Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
No decorrer da gravidez, G.S.N. descobriu que estava gestando um bebê anencéfalo e mesmo assim, juntamente com o marido, decidiu levar a gestação adiante. Eles tiveram o gesto nobre de deixar a criança nascer para doar os órgãos. "Fiquei muito feliz em saber que a captação foi considerada um sucesso", disse G.S.N. que passa bem e deve receber alta da Maternidade nas próximas horas.
Segundo o coordenador estadual de Transplantes, Heraldo de Moura, a atuação da equipe médica da Maternidade de Referência também foi decisiva para viabilizar a captação do órgão, considerada rara por se tratar de um recém-nato.