Saúde

SESAB APRESENTA UNIVERSIDADE DO DIABETES EM CONGRESSO MÉDICO

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| 08/10/2009 às 21:13
A Universidade do Diabetes - Unidia -, estratégia idealizada e utilizada de forma pioneira pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), da Secretaria da Saúde do Estado, para difundir informações sobre prevenção, tratamento e controle do diabetes, será apresentada durante o XVII Congresso Brasileiro de Diabetes, que acontecerá em Fortaleza, no próximo mês de novembro.

A informação foi divulgada na manhã de hoje (8) pela endocrinologista Reine Chaves, diretora do Cedeba, durante a II Oficina Nacional de Formação de Tutores em Educação em Saúde para o Autocuidado em Diabetes. O encontro, que prossegue até amanhã, no Hotel Sol Bahia Atlântico, visa capacitar profissionais de saúde da rede básica para que atuem como multiplicadores das informações junto a profissionais de saúde de seus estados.

Durante apresentação sobre o tema Educação em Diabetes no Serviço Público, a diretora do Cedeba falou sobre a assistência prestada pela unidade, com ênfase para a capacitação de profissionais de saúde, objetivando o diagnóstico precoce e a prevenção das complicações decorrentes do diabetes. As diversas ferramentas educacionais usadas pelo centro foram também destaque durante a palestra de Reine Chaves. A endocrinologista revelou ainda que, em breve, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) tornará possível a aquisição, por profissionais de saúde, de jogos educativos desenvolvidos e patenteados por profissionais do Cedeba.


Além dos jogos educativos, cartilhas, álbuns, CDs, réplicas de pés usadas para orientar pacientes com relação aos cuidados necessários, manequim em tamanho natural e réplicas de alimentos utilizados para demonstrar o cardápio adequado ao dia-a-dia dos portadores de diabetes integram o elenco das ferramentas educativas que são usadas pelo Cedeba, unidade de referência na rede estadual de saúde para assistência de média complexidade a portadores de diabetes e outras endocrinopatias.


UNIVERSIDADE DO DIABETES


A Universidade do Diabetes - Unidia -, experiência do Cedeba que será levada para o XVII Congresso Brasileiro de Diabetes, possibilita que os treinandos vivenciem uma dinâmica no que diz respeito à educação em diabetes. O projeto prevê a instalação de um "campus", com sete faculdades (de Aplicação de Insulina e Hipoglicemiante Oral, da Alimentação, da Boca, do Exercício Físico, da Monitorização Glicêmica, do Cuidado com o Pé e Saúde Cidadão), onde são pontuados assuntos de relevância, voltados para o autocuidado. A atividade, que funciona como um laboratório, foi apresentada em novembro do ano passado, durante o encerramento do primeiro módulo do Projeto de Cuidado e Educação em Diabetes - Proced, realizado pela Sesab, através do Cedeba, com o objetivo de capacitar gestores e profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) de sete estados brasileiros (Rio de Janeiro, Piauí, Acre, Alagoas, Tocantins, Paraíba e Mato Grosso) e de países de língua portuguesa, para atenção ao diabetes.


TUTORES


A II Oficina Nacional de Formação de Tutores, iniciada ontem, tem a finalidade de aperfeiçoar profissionais de saúde que atuam na rede básica, de modo a estimular e aprimorar o desenvolvimento de ações e atividades de apoio ao autocuidado por parte dos portadores de diabetes. O encontro é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Sesab/Cedeba, Universidade Federal de Santa Catarina e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A diretora do Cedeba conta que a oficina possibilita que seja mostrada a experiência do Cedeba, primeiro centro do Brasil reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como colaborador para treinamento de profissionais para atenção básica aos portadores de diabetes.


A oficina tem a participação de 100 profissionais de saúde de todo o país, indicados pelo Ministério da Saúde. Segundo Rosa Sampaio, coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde, o êxito de programas de autocuidado depende da colaboração entre profissionais e pacientes e, para isso, é fundamental a disponibilidade de recursos educativos.