Saúde

DOMINGO, 27, TEM CAMINHADA DO CORAÇÃO NO DIQUE DO TORORÓ PELA MANHÃ

Veja
| 23/09/2009 às 12:10

  Acontece neste domingo, 27, a partir das 8 horas, no Dique do Tororó, a 3ª Caminhada do Coração, promovida pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Hospital Santa Izabel e Plano Santa Saúde. 

  Criada com o objetivo de chamar atenção para importância do exercício físico e a promoção da saúde para a qualidade de vida. O evento chega ao seu terceiro ano com a previsão da participação de cerca de mil pessoas e será realizado no dia em que é comemorado o Dia Mundial do Coração.

  O kit caminhada é composto por camisa, boné e vale-lanche e deve ser trocado por uma lata de leite integral a ser doada para as obras sociais da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.


  Informações e inscrições pelos telefones 2203-9662/8597/8369.

 

Qualidade de vida é destaque em exposição

do Museu do Coração no Shopping Salvador


          A partir de amanhã (24) os baianos terão nova oportunidade para conhecer o "Museu do Coração". Agora em exposição itinerante no Shopping Salvador, montada através de iniciativa conjunta das sociedades Brasileira e Bahiana de Cardiologia e co-realização da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e Hospital Santa Izabel.

Um dos destaques do 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado recentemente no Centro de Convenções da Bahia, o Museu do Coração tem como proposta ensinar ao público como diminuir riscos de problemas cardíacos e quais os hábitos que devem ser adquiridos para uma vida saudável.


A exposição itinerante apresenta um conjunto de painéis, contendo temas variados e ensinando à população a viver bem e melhor. Além do aspecto educacional, a exposição apresenta informações curiosas, que vão desde a comparação do coração dos animais até as emoções vividas através da música, poesia e sentimento.


Na avaliação da museóloga, Jane Palma, diretora do Museu da Misericórdia, o Museu do Coração traz uma proposta inovadora, com linguagem simples e didática de cesso universal. Ela explica que a exposição foi montada com três núcleos. No histórico, o visitante terá acesso à história da cardiologia no mundo, no Brasil e na Bahia.

Esse núcleo também abrigará uma homenagem ao cientista Carlos Chagas, que foi também um dos precursores da cardiologia no Brasil, uma vez que comprovou os efeitos da doença que leva seu nome.

           
  Os outros dois núcleos da exposição são o funcional, que mostra a evolução tecnológica e o funcionamento da "máquina motora do corpo humano", e o batizado com o sugestivo nome de "cantinho do coração". A exposição fica montada no shopping até o dia 12 de outubro.