Saúde

GLOBALIZAÇÃO DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM DEBATE NO CONGRESSO DA BAHIA

Vide
| 13/09/2009 às 14:13
Mariene de Castro canta o Hino Nacional na abertura do Congresso de Cardiologia
Foto: Arrison Marinho

O 64º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia foi aberto oficialmente hoje (13) pela manhã, em Salvador, com direito a Hino Nacional executado pela cantora Mariene de Castro.

A solenidade realizada no Centro de Convenções contou com a presença do prefeito João Henrique Carneiro, do governador do Estado, Jaques Wagner, do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, do presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Antonio Carlos Chagas, e do secretário municipal de Saúde e presidente do congresso, José Carlos Brito. O evento prossegue até a próxima quarta-feira (16).


Como presidente do congresso, Brito proferiu o discurso de abertura, enfatizando o sucesso do evento que é o maior em número de participantes realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Estima-se que o congresso deva alcançar a marca de cerca de 7 mil inscritos, entre estudantes, médicos, acadêmicos, pesquisados e especialistas da área, provenientes do Brasil e do exterior.


Um dos temas em foco nesta edição é o aniversário de 100 anos da descrição do Mal de Chagas, pelo médico sanitarista brasileiro Carlos Chagas (1879-1934). Outro ponto que estará em destaque durante o congresso é a globalização das doenças cardiovasculares. Segundo José Carlos Brito, a cardiologia mundial enfrenta desafios constantes com evolução de problemas como a pandemia da obesidade, crescimento do diabetes, envelhecimento da população e o tabagismo. Ressaltou, entretanto, que políticas de prevenção à saúde têm avançado nas esferas municipal, estadual e federal.


O prefeito João Henrique deu às boas-vindas aos participantes e falou sobre dos esforços da atual administração da capital baiana para promover a melhoria da saúde e da qualidade de vida da sua população. Entre as conquistas na área de saúde, ele destacou a implantação Serviço Móvel de Urgência (Samu), dos Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos), ampliação do número de unidades de saúde, especialmente nos bairros periferia, e do Programa de Saúde da Família.      


Para o prefeito, a realização do congresso da SBC em Salvador é mais uma mostra do crescimento do turismo de eventos na cidade, que já ocupa o 3º lugar do ranking brasileiro no setor.  A previsão é que durante os dias de realização do congresso seja registrado um aumento de 20% na taxa de ocupação da rede hoteleira local.


Também participaram da abertura do 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia, o ex-governador Waldir Pires, o secretário de Saúde do Estado, Joge Solla, o presidente do Cremeb-Bahia, Jorge Cerqueira, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, e diretor científico do evento, Luiz Antônio de Almeida Campos.