O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, se dispôs a contribuir com a luta dos hospitais baianos, buscando apoio junto à Caixa Econômica Federal e ao BNDES para a criação de linhas de financiamento específicas para o setor e também a acompanhar as reivindicações tributárias no âmbito do Governo Federal. Esse foi o principal avanço da audiência com os representantes dos Hospitais Particulares da Bahia e deputados federais e senadores da Bancada da Bahia, liderados pela deputada Lídice da Mata (PSB).
A Bancada apresentou as reivindicações dos Hospitais Particulares da Bahia, que inclui o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos convênios, redução da carga tributária e financiamentos específicos para o setor de saúde suplementar. O ministro foi claro com os parlamentares e com os empresários do setor de saúde suplementar: reajuste da tabela do SUS sem aumento de receita do Ministério é impossível. Temporão ainda mostrou aos parlamentares como o Sistema Único de Saúde enfrenta o sub-financiamento que prejudica as camadas mais carentes da população.
O ministro Temporão pediu aos parlamentares e aos empresários que encaminhem uma proposta formal com as reivindicações o mais rápido possível para que as providências possam ser tomadas com urgência. A deputada Lídice da Mata considerou a audiência positiva e destacou que a atuação conjunta da bancada tem sido positiva no encaminhamento e soluções de importantes reivindicações para a Bahia.
MINISTRO DA EDUCAÇÃO DIZ QUE UNIDADE DA UFRB
EM SANTO AMARO PODE FUNCIONAR JÁ EM 2010
O ministro Fernando Haddad disse ontem (8) em Brasília que será possível atender até o 2º semestre de 2010, a reivindicação de implantar uma unidade da UFRB na cidade de Santo Amaro. Em parceria com o governo do estado, que vai ceder o prédio, o MEC vai garantir os recursos necessários para o funcionamento da unidade. A declaração do Ministro foi após ouvir o Secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto Filho, durante audiência articulada pelos integrantes da Bancada de Bahia no Congresso Nacional, liderada pela deputada Lídice da Mata (PSB).
Apesar da recente criação de Universidades Federais no estado como a do Vale do São Francisco e a do Recôncavo Baiano o estado da Bahia continua com a segunda menor taxa de vagas em ensino superior federal per capita do país. Este quadro preocupante levou os reitores das três universidades federais no estado a procurar ajuda da bancada baiana no Congresso Nacional para tentar reverter o quadro.
Deputados e Senadores solicitaram audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad para apresentar as principais necessidades do ensino superior federal na Bahia. A coordenadora da bancada, deputada Lídice da Mata, apresentou as reivindicações, em especial, a de expansão da UFRB para a cidade de Santo Amaro e a criação de uma unidade de ensino superior que consiga atender o sul e o extremo-sul do estado.
Parlamentares como Alice Portugal (PCdoB-BA) e Emiliano José (PT-BA) também manifestaram suas preocupações com o baixo índice de vagas per capita em universidades federais no estado. "Corremos o risco de terminar o Governo Lula com os mesmos índices anteriores, é preciso reverter isto" alerta Emiliano.
Os reitores também expuseram as principais dificuldades enfrentadas pelas universidades que dirigem e traçaram um panorama do ensino superior federal no estado. O reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida , disse que "de Amargosa até o extremo-sul do estado, assim como no oeste, não há uma universidade federal, o que representa um grande vazio na região".
A coordenadora da bancada, a Deputada Federal, Lídice da Mata fez um balanço positivo da reunião, destacando a importância da instalação da unidade de Universidade em Santo Amaro, "essa é uma grande vitória nas reivindicações da expansão das universidades federais. A bancada da Bahia, atuando de forma conjunta, foi fundamental para que conseguíssemos os avanços. A mobilização de deputados e senadores tem promovido importantes conquistas para o povo baiano" afirmou Lídice.