Saúde

PRONTO ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO INAUGURADO PELA PREFEITURA DE SALVADOR

vide
| 14/08/2009 às 15:19
Equipe de profissionais da saúde que atuará no Pronto Atendimento Psiquiátrico
Foto: SECOM

 Nesta sexta-feira, 14, às 9 horas, a Prefeitura entregou à população um Pronto Atendimento Psiquiátrico da rede de Saúde Municipal. Durante a solenidade de inauguração, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Carlos Brito, representando o prefeito João Henrique, ao lado do coordenador Nacional de Atenção à Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, explicou que a unidade está preparada para atender pacientes com transtornos mentais agudos referenciados pelo Samu 192 ou por uma unidade de saúde do município.

O pronto atendimento possui 11 leitos, onde os pacientes poderão permanecer por um período de até 48 horas, recebendo medicamentos adequados aos seus transtornos. Nos casos mais graves, os pacientes serão encaminhados aos hospitais Juliano Moreira e Mário Leal.


A cada dia da semana, um psiquiatra ficará de prontidão, acompanhado por um equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem. "Estamos oferecendo à população um serviço que faltava à nossa rede de atendimento", observou o secretário. "Havia uma enorme dificuldade de tratar os pacientes com transtornos mentais; o Samu, muitas vezes tinha dificuldade de controlar os pacientes. Com o centro, a gente fecha uma lacuna na saúde do município", concluiu.


Todo o projeto da unidade foi elaborado pela SMS, seguindo as determinações do Ministério da Saúde. Os 240 metros quadrados no primeiro piso do 5º Centro foi equipado com rampas de acessibilidade e salas para médicos e enfermeiros. Todo o piso foi polido, o prédio passou por uma pintura geral e ganhou novas instalações hidráulicas, além da recuperação da parte elétrica. A execução da obra foi orçada em R$ 60 mil, oriundos dos cofres municipais.


MÉTODOS HUMANIZADOS

Conforme o coordenador Nacional de Atenção à Saúde, Pedro Gabriel Delgado, o Pronto Atendimento Psiquiátrico é uma forma de mostrar à sociedade, principalmente aos cidadãos que utilizam exclusivamente os serviços públicos de saúde, que há métodos humanizados para tratar os pacientes com transtornos mentais agudos.

Segundo especialistas presentes, a entrega da unidade fortalece o trabalho de saúde mental realizado pela Prefeitura Municipal. A coordenadora do Programa de Saúde Mental da SMS, Célia Rocha, e o presidente da Associação Baiana de Psiquiatria, Eduardo Saback, ressaltam que o centro corresponde a uma ação que a muito tempo a população de Salvador ansiava. "Além das iniciativas que esta gestão vem realizando, tenho certeza que este é um grande passo para a qualificação da saúde mental em Salvador", atestou Saback.