Saúde

HGE INSTALA CALDEIRAS DE COMBUSTÍVEL AMBIENTALMENTE CORRETI

vide
| 10/08/2009 às 23:07
 Hospital Geral do Estado - HGE, maior unidade de emergência do estado, será também o primeiro hospital público baiano a dispor, em suas caldeiras, de combustível ambientalmente correto. Nesta terça-feira, dia 11, às 11 horas, no auditório do HGE, o secretário da Saúde do estado, Jorge Solla, e o presidente da Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia), Davidson de Magalhães, assinam convênio para dotar a lavanderia do hospital de gás natural, em vez do óleo BPF (Baixo Ponto de Fluidez) utilizado para aquecimento das caldeiras.

 

Também deverá ficar acordada a realização de melhorias nas instalações físicas da lavanderia, onde são processadas, em média, 60 toneladas/mês de roupas de cama, banho e peças utilizadas pelos pacientes e funcionários. De acordo com o diretor Geral da unidade, André Luciano Andrade, o uso do gás natural é "ecologicamente correto, e vai tirar do hospital o aspecto poluente de fumaça, de fuligem, além de melhorar as condições de trabalho de nossos funcionários". Até dezembro, as instalações para fornecimento do gás deverão estar concluídas, acrescenta o diretor.

 

Combustível derivado de petróleo, o BPF, também chamado óleo combustível pesado ou óleo combustível residual, é remanescente da destilação das frações pesadas do petróleo obtidas em vários processos de refino. Os óleos combustíveis são muito utilizados na indústria para aquecimento de fornos e caldeiras ou em motores de combustão interna para geração de calor. A queima de óleo BPF para aquecimento de caldeiras pode, inclusive, atacar o sistema respiratório, causando problemas de saúde para quem lida com esses equipamentos. Por isso, há tempos a sua substituição no HGE vinha sendo discutida pelo secretário da Saúde e pela direção do hospital.