Até o final do ano, Salvador contará com quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em urgência e emergência em pleno funcionamento.
A informação foi oficializada hoje (07), após a assinatura de convênio entre o prefeito João Henrique e o ministro da Saúde, José Carlos Temporão, na sede do Mais Social. As novas unidades, a serem construídas nos bairros de Brotas, São Caetano, Cocisa e Pau da Lima, serão integradas ao Samu 192 e ao Programa Saúde da Família e vão aumentar a capacidade de atendimento à saúde, além de aliviar a superlotação dos leitos hospitalares públicos.
As UPAS terão padrão premoldado com capacidade, cada uma, de atendimento de 450 pessoas por dia, 20 leitos de observação e uma equipe de seis médicos para cobertura nas áreas de pediatria, ortopedia e clínica médica.
No mesmo encontro, que contou também com as presenças do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e do secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito, foi discutida a possibilidade de a capital baiana ter um hospital municipal.