Uma amamentação coletiva envolvendo dezenas de mães e bebês na Faculdade de Medicina da Ufba, no Terreiro de Jesus, marcou o ato comemorativo à 18ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, nesta sexta-feira (7). Tamires de Souza foi uma das mães participantes da ação, ao lado de sua filha Tainara, nove meses.
"Amamento desde o primeiro dia em que ela nasceu e pretendo continuar dando de mamar pelos próximos dois anos. Até hoje, ela não ficou doente e sei que sua saúde depende muito do meu leite", comentou Tamires.
O objetivo da ação, com o tema Amamentação em Todos os Momentos. Mais Saúde, Carinho e Proteção, foi o de reforçar a importância do aleitamento materno, responsável pela redução da desnutrição e da mortalidade infantil.
Na ocasião, o governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinaram o Pacto de Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste, com a adesão dos 33 maiores municípios da Bahia, como Salvador, Vitória da Conquista e Juazeiro.
"Esse pacto é um compromisso dos governos estadual e federal para atingirmos a meta de redução de pelo menos 5% ao ano nos índices de mortalidade infantil. Já estamos numa média de 4,2% de redução e isso está dentro de uma série de programas voltados à amamentação", disse Wagner.