A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Ministério da Saúde e o Governo da Bahia realizam, nesta sexta-feira (7), às 10h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no Terreiro de Jesus, ato comemorativo pela 18ª Semana Mundial da Amamentação (Smam 2009).
Estarão presentes o presidente da SBP, Dioclécio Campos Jr., o presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Fernando Barreiro, o reitor da Ufba, Naomar Almeida Filho, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, e o diretor da Faculdade de Medicina, José Tavares Neto.
O presidente da Sobape, Fernando Barreiro, destaca a importância da campanha pela amamentação. "O leite materno previne doenças e é importante para o desenvolvimento do bebê". A secretária geral e presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape, Dolores Fernandez Fernandez, diz que o foco da semana é o fato de o aleitamento materno ser o alimento mais seguro em qualquer situação.
ALIMENTO SAUDÁVEL
"Quando há calamidades, enchentes, terremotos, a saúde da população pode ser colocada em risco pela falta de água potável e de alimentos. O leite materno é o único alimento totalmente seguro e livre de contaminação nessas situações de risco", defende Dolores Fernandez, que é diretora do Iperba e também participa do encerramento da campanha nesta sexta-feira (7).
Durante a solenidade na Faculdade de Medicina, será lançada oficialmente a campanha pela amamentação, que, no Brasil, tem como madrinha a cantora Claudia Leitte. Ela posou para cartazes e folhetos e, juntamente com o filho Davi, gravou vídeo institucional, além de spot de rádio.
A campanha deste ano tem como lema a "Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção".
A cantora salienta seu "prazer em amamentar" e a "cumplicidade" entre mãe e filho que o ato proporciona: "É uma coisa mágica, que vai ficar para o resto da vida", diz.
Recomendação
A recomendação da SBP, do MS e da OMS é que as crianças sejam amamentadas até os 2 anos ou mais, sendo nos primeiros seis meses alimentadas somente com o leite materno (e a partir daí recebam também outros alimentos saudáveis).
Madrinhas e padrinho
A Smam é comemorada desde 1992 em mais de 120 países e, no Brasil, tem suas ações coordenadas pelo Ministério da Saúde (MS) desde 1999. Nesta mesma época, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou a "campanha da madrinha", que, a partir de 2004, passou a ser realizada em parceria com o MS.
Já ajudaram a divulgar as vantagens do aleitamento materno Luiza Brunet (1999), Glória Pires (2000), Isabel Fillardis (2001), Claudia Rodrigues (2002), Luiza Tomé (2003), Maria Paula (2004 e 2005), Vera Viel (2005), Cássia Kiss (2006), Vanessa Lóes e Thiago Lacerda (2007) e Dira Paes (2008).