Este é o primeiro caso de morte no Nordeste do país. Até o momento, 45 mortes provocadas pela nova gripe tinham sido registradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo 16 no Rio Grande do Sul, quatro no Paraná, 20 em São Paulo e cinco no Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde informou que ainda não recebeu a notificação da administração estadual sobre a morte pela nova gripe em João Pessoa.
Ainda de acordo com a secretaria, ele teria participado de um congresso nacional de estudantes, entre 15 e 19 de julho, em Brasília. Na Paraíba foram notificados 27 casos da nova gripe. Sete foram confirmados, 18 descartados e dois casos estão em investigação.
Segundo a secretaria de saúde, o rapaz voltou de Brasília no dia 21 de julho e, no dia seguinte, passou a sentir sintomas similares ao da nova gripe como febre, tosse, falta de ar e dor de garganta. O diagnóstico foi feito por médicos do HU em 22 de julho, quando teria sido internado.
Férias escolares no Sul do país
As férias escolares nas 23 escolas da rede municipal de ensino em Uruguaiana (RS) foram prorrogadas até o dia 13 de agosto, em uma tentativa de conter o aumento dos casos de gripe. O decreto adiando a volta às aulas foi assinado pelo prefeito Sanchonete Felice nesta segunda-feira (27).
No mesmo dia o prefeito assinou outro decreto proibindo qualquer tipo de reunião de pessoas em locais públicos ou de uso coletivo. A proibição deve ser mantida enquanto o município permanecer em situação de emergência, decretada pelo prefeito no dia 19 de julho.