Saúde

TOMOGRAFIA DESCARTA LESÃO CEREBRAL NO PILOTO FELIPE MASSA

vide
| 26/07/2009 às 10:23

  O piloto brasileiro Felipe Massa foi submetido a uma tomografia neste domingo no Hospital Militar de Budapeste e o resultado do exame foi positivo, segundo Peter Bazso, diretor médico do hospital, que também informou que o piloto não tem mais lesão cerebral por conta do acidente sofrido no sábado durante o treino classificatório para o GP da Hungria de F-1.


"[A tomografia] Teve o resultado que esperávamos no que diz respeito a um ferimento desse tipo", disse Bazso.


Reuters
Felipe Massa com a mão na testa antes de ser levado para o hospital; piloto brasileiro foi atingido na cabeça por uma peça
Felipe Massa com a mão na testa antes de ser levado para o hospital; piloto brasileiro foi atingido na cabeça por uma peça


Questionado se a vida do piloto permanecia em perigo, o médico respondeu "sim, é claro", segundo a agência Associated Press.


"No momento, temos que superar essa condição de risco de morte", disse Bazso, que, no entanto, afirmou que os médicos conseguiram "remover os ossos quebrados e estabilizar a área".


Já Andrea Nagy, porta-voz do Ministério da Defesa da Hungria, questionado pela agência France Presse sobre o risco de morte do brasileiro, disse que "não iria tão longe".


"Ele se encontra em um estado muito sério, com uma ferida muito grave. Mas seu estado é estável. As primeiras 48 horas são a fase crítica depois de uma ferida dessa", disse Nagy.


Massa chegou a ser acordado depois que seus familiares chegaram ao hospital, mas segue em coma induzido nas próximas 48 horas e será acordado periodicamente nesse período.


De acordo com a agência Reuters, Bazso não deu detalhes sobre a duração ou o tipo de tratamento que Massa será submetido a partir de agora.

A Ferrari, por sua vez, dizendo que o resultado da tomografia havia sido positivo e que o estado de saúde do piloto permanece estável. Uma nota da Ferrari anterior à tomografia informou que não houve nenhuma complicação durante a madrugada de sábado para domingo.


Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F-1, disse que Massa estava bem. "Todos pareciam felizes com ele nesta manhã. O hospital está feliz, o que é mais importante. Estou esperando, porque ele pode ficar dormindo o dia inteiro. Se ele estiver acordado, irei vê-lo", disse Ecclestone.


Já o pai do brasileiro, o ex-piloto Titônio Massa, comentou a situação do filho ainda no sábado, antes de embarcar para a Hungria. "É difícil para um pai, para uma mãe e para uma esposa ficar aqui [no Brasil] e receber notícias pelo telefone", disse Titônio à TV APTN.