O evento, que abordará também a temática do cuidado com a voz, acontecerá no auditório do próprio hospital, pertencente à Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
A inscrição é aberta ao público em geral, através de contato com a Diretoria de Ensino e Pesquisa do HSI (2203-8506) e a doação de um 1 kg de alimento não perecível ou um pacote de fralda descartável. Toda a arrecadação será revertida à Santa Casa de Misericórdia, em benefício do trabalho de ação social e desenvolvimento educacional e comunitário de crianças carentes.
A realização da Jornada integra as comemorações de aniversário da Unidade de Otorrinolaringologia Nilvano Andrade do Hospital Santa Izabel, única da Bahia com atendimento de emergência 24 horas especializado em doenças do ouvido, nariz, faringe e laringe.
ATUALIZAÇÃO
De acordo com os organizadores, além de permitir a população adquirir e aprofundar o conhecimento em relação a males que afetam o bem-estar de um grande número de pessoas, a Jornada pretende atualizar profissionais e acadêmicos nas áreas de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço.
Durante o evento, serão realizadas palestras e oficinas educativas e haverá a apresentação de painéis e de uma nova técnica, ainda inédita no Estado, para tratamento das rinossinupatias.
O otorrinolaringologista Nilvano Andrande, presidente da Academia Brasileira de Rinologia, acrescenta que na ocasião será lançada a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido. O objetivo é chamar a atenção da comunidade médica e do público local para o sintoma do zumbido, um mal que já atinge 28 milhões de brasileiros e 17% da população mundial.
O tratamento para o "zuuummmmmm" começa com um diagnóstico cuidadoso e preciso. "O zumbido, geralmente, não é uma doença em si, mas sintoma de alguma lesão ou desordem no sistema auditivo", explica Andrade. Ele informa que há mais de 200 doenças relatadas que podem causar tal sensação. "É fundamental saber identificar as causas de cada caso", completa o otorrino. As estratégias personalizadas de tratamento do zumbido e a importância do enriquecimento sonoro serão abordadas no evento pela médica Tanit Sanchez, autora do livro "Quem disse que zumbido não tem cura?"
Respire pelo nariz
A respiração adequada é outro assunto que será enfocado durante a jornada. "Muitas pessoas não conhecem a importância de respirar bem pelo nariz, mas isto é fundamental para o funcionamento adequado do nosso organismo", diz Andrade, reforçando a máxima da campanha "Respire pelo nariz e viva melhor."