Saúde

SESAB DISPÕE MAIS 8 LEITOS NO OCTÁVIO MANGABEIRA PARA ATENDER H1N1

vide
| 21/07/2009 às 16:34

 

O Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) vai dispor de mais 8 leitos para o atendimento a pacientes com casos suspeitos ou confirmados da Influenza A - a gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Os novos leitos, na Enfermaria H, 4º andar do hospital, serão entregues nesta quinta-feira, dia 23, às 8 horas, pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Saúde, Jorge Solla. O HEOM já dispõe de quatro leitos de isolamento completo, disponibilizados desde abril, quando o Ministério da Saúde alertou sobre a nova cepa do vírus de influenza (gripe).

 

Os novos leitos estão dispostos em oito quartos, cada um deles com banheiro privativo, e são equipados com aparelhagem semelhante à de uma UTI - Unidade de Terapia Intensiva, ou seja, ventiladores mecânicos e monitores multiparamétricos. A Enfermaria H foi toda reformada e adequada para o tratamento dos casos de influenza, com potencial para cerca de 48 internações/mês.

 

Também foi ampliada a área de Triagem/admissão e criado um mini-ambulatório específico para o atendimento aos pacientes de influenza, com uma recepção e três consultórios e capacidade para realização de 2.400 consultas/mês. Na área de Triagem, onde se dá a recepção dos pacientes regulados ou de demanda espontânea (cerca de 500 pessoas/mês), foram criadas três unidades de observação e melhoria da infra-estrutura física para tornar o ambiente mais aconchegante, com a substituição do mobiliário e colocação de um televisor.

 

Outras quatro enfermarias - A, B, C e D - também passaram por obras de adequação, em abril, para implantação dos leitos de isolamento. Cada enfermaria passou a dispor de um quarto de isolamento com antecâmara e climatização especial, pressão negativa e filtro absoluto do ar, de acordo com as normas técnicas vigentes. A fachada do hospital ganhou pintura geral e revestimento em pastilhas. Todas as obras foram realizadas com recursos próprios da Sesab - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

 

Hospital de referência

 

O Hospital Especializado Octávio Mangabeira é unidade de referência para quatro eixos assistenciais do âmbito ambulatorial e hospitalar integrados a programas de saúde nas esferas estadual e federal, a exemplo do tratamento da tuberculose, asma grave, fibrose cística e, mais recentemente, as pandemias e as doenças emergentes, como a influenza. Para tanto, a Sesab vem desenvolvendo, com o HEOM, um processo planejado para melhoria da sua infra-estrutura física, tecnológica e assistencial.

 

São atendidas, no HEOM, pacientes de todo o estado, com destaque para a macrorregião nordeste, onde se localiza Salvador, que representa 86% da clientela assistida. Com 225 leitos, o hospital realiza cerca de 3 mil internamentos, 800 mil atendimentos ambulatoriais e 700 mil exames laboratoriais por ano. Os serviços oferecidos incluem consultas com equipe multiprofissional, pequenos procedimentos cirúrgicos, exames de ultrassom, broncoscopia, espirometria, entre outros. O HEOM contribui com cerca de 50% das notificações de tuberculose realizadas em Salvador e 23% na Bahia.