Saúde

OSID PROMOVE MUTIRÃO PARA ATENDER CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM LOBATO

Atendimento gratuito
| 21/07/2009 às 15:22
Sessenta profissionais estarão participando do mutirão no Subúrbio Ferrroviário
Foto: Arquivo
Repetindo experiência bem sucedida de três anos anteriores, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) promovem na próxima segunda-feira, a partir das 10h30min, um mutirão para atendimento médico a crianças e adolescentes residentes na comunidade de Alagados, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
 
Cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e terapeutas do riso, estarão no bairro prestando atendimento gratuito na área da saúde.
 
O mutirão, que tem como público alvo desde recém-nascidos a jovens na faixa de 18 anos de idade, acontecerá das 10h30 às 16h, no Salão Paroquial da Igreja dos Alagados.

A médica Célia Silvany destaca que, a partir dessa iniciativa, que marca também as homenagens ao Dia do Pediatra, será possível verificar o estado de saúde desses jovens, além de promover ações de prevenção e tratamento de doenças: - Através desse mutirão, a comunidade terá acesso a uma série de serviços, desde avaliação da situação nutricional das crianças até atendimento em áreas como psicologia, fisioterapia, assistência social, entre outras.

É um trabalho preventivo, pois a partir dessa ação podemos identificar e tratar, já na infância, doenças que podem significar sérios riscos na fase adulta. Além do atendimento médico, a comunidade de Alagados receberá ainda uma caderneta de saúde produzida pelas Obras Sociais Irmã Dulce.

A publicação traz orientações na área médica que acompanham desde o nascimento até a fase da adolescência, além de informações sobre alimentação, prevenção de acidentes no lar e direitos da criança. Outra informação importante para a comunidade durante o evento, uma equipe médica das Obras Sociais Irmã Dulce irá realizar também o cadastro de crianças que precisem passar por procedimentos cirúrgicos. Os cadastrados irão participar de um novo mutirão, programado para o próximo mês e promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.