Saúde

DEPILAÇÃO A LASER ACABA SEUS PROBLEMAS NA PELE E FICA MUITO BEM

vide
| 05/07/2009 às 14:00

Não há distinção: tanto homens quanto mulheres acabam sendo vítimas da foliculite, infecção dos folículos pilosos - raízes do pelo - causada por bactérias conhecidas como staphylococcus.

"Este microorganismo está presente naturalmente na pele, portanto, qualquer pessoa está propensa a sofrer com a infecção que se caracteriza por incômodas bolinhas vermelhas, às vezes com pus, que geralmente aparecem na virilha, na região da barba e pernas na forma de pelos encravados", explica a dermatologista e diretora técnica da Cliderme, Denise Matos.

Para quem quer acabar de vez com o incômodo e não quer mais apelar para as receitas caseiras ou a automedicação (perigosa), a primeira coisa a fazer é procurar orientação médica, pois só um profissional poderá indicar o melhor tratamento para cada tipo de pele. A diretora técnica da Cliderme esclarece que atualmente a depilação a laser é um dos tratamentos mais recomendados para prevenir o problema.


A foliculite pode ocorrer espontaneamente ou através do excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação. A foliculite causa dor, sangramento, pele irritada, podendo deixar manchas. "A incidência desta lesão é muito maior nas mulheres, devido ao hábito de usar calça jeans ou roupas íntimas muito apertadas. Em um país tropical como o nosso, é natural que as mulheres estejam sempre depiladas, portanto sujeitas a freqüentes foliculites," iz a médica.


Tratamento


"A depilação definitiva destrói a raiz do pelo, eliminando-o e, assim, acaba com o problema de encravamento. “Atualmente os métodos mais utilizados são o Diodo Lightsheer, o Soprano e a Luz Pulsada" aponta Denise. 

"O processo de depilação a Laser consiste na eliminação da raiz do pelo através da aplicação de feixe de luz altamente concentrado que é absorvido exclusivamente pelo pigmento localizado na raiz do pelo. A energia luminosa do feixe de luz é transformada, localmente, em energia térmica causando a neutralização do folículo piloso" explica.


Este procedimento consiste em várias aplicações do laser com duração de poucos minutos, dependendo da área a ser tratada. Como em todo procedimento dermatológico, os resultados podem variar de paciente para paciente, por isso é importante que seja marcada uma consulta de reavaliação no final do tratamento, quando, a critério do profissional responsável, poderá ser identificada a necessidade de eventuais aplicações adicionais.