O Centro de Medicina Reprodutiva - Cenafert acaba de trazer para Salvador um dos mais avançados equipamentos de ponta para tratamentos de fertilização humana. Trata-se do Super ICSI, de origem nipo-germânica, o equipamento é o único da Bahia e o segundo a ser instalado no Nordeste.
A nova técnica representa um dos mais recentes avanços na área de Reprodução Humana Assistida e renova a já conhecida ICSI (Injeção Intracitoplasmática do Espermatozóide), indicada nos casos de infertilidade masculina, como baixa quantidade de espermatozóides, espermatozóides com alto índice de fragmentação do DNA ou até homens vasectomizados.
A diferença é que, enquanto o ICSI convencional aumenta as imagens em até 400 vezes, o Super ICSI - através de um sistema ótico moderno e lentes com grande capacidade de ampliação eletrônica - pode aumentar a imagem em até 12.500 vezes, permitindo visualizar os espermatozóides com detalhes, identificar defeitos e selecionar os melhores para o processo de fertilização. Segundo pesquisas, as taxas de gravidez obtidas com o novo procedimento podem aumentar de 25 % para 60 %, nos casos de infertilidade atribuídos à alteração do esperma.
Os casais com infertilidade de causa inexplicada, que apresentam indicação para fertilização in vitro, também se beneficiam da técnica porque se submeterão a um procedimento com espermatozóides melhor selecionados. É possível que os defeitos na estrutura do espermatozóide justifiquem a causa oculta da infertilidade de muitos casais.
A aquisição desse equipamento coloca, hoje, o laboratório de embriologia do Cenafert na vanguarda da tecnologia de ponta na área de reprodução humana e permite alta qualidade na assistência ao casal infértil.
Um conjunto de alterações dos espermatozóides (morfologia, baixa motilidade e DNA fragmentado) pode formar embriões de baixa qualidade e comprometer a capacidade de implantação desses embriões. Com o Super ICSI, é possível selecionar com mais precisão os melhores gametas para fertilização. A qualidade dos gametas é essencial para gerar um embrião saudável e obter uma gravidez. Além dos casos de infertilidade masculina, a técnica também conhecida como "ICSI de alta magnificação" é recomendada em casos de sucessivas falhas nos tratamentos por Fertilização in vitro ou ICSI convencional e de aborto de repetição.
Segundo o ginecologista Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana, a Super ICSI veio complementar um avanço anterior da tradicional técnica de ICSI, que foi introduzida há dois anos e denominada ICSI Guard - também já incorporada ao laboratório de Reprodução Assistida do Cenafert - e que permitiu a escolha mais apropriada do ponto onde introduzir o espermatozóide no óvulo. Para melhoria dos resultados das técnicas de reprodução, é essencial conhecer melhor a intimidade dos gametas femininos (óvulos) e masculinos (espermatozóides) e com isso diminuir as chances de se implantar no útero embriões com defeitos previsíveis.
O manuseio dos óvulos sob visão especial, que oferece o ICSI Guard associado à escolha dos melhores espermatozóides pelo Super ICSI, permite maior precisão e melhor perspectiva de gravidez no procedimento de fertilização "in vitro". Enquanto o ICSI Guard, de alta precisão, permite a ampla visualização do fuso meiótico dos cromossomos dos óvulos, o Super ICSI possibilita a escolha de melhores espermatozóides para introdução no citoplasma dos óvulos. Isso melhora a fertilização através da injeção do espermatozóide super selecionado em local apropriado, de modo que não danifique o fuso meiótico do óvulo.