O mito acabou. É o que afirmam os dermatologistas cosmiátricos. Estrias, que normalmente surgem na puberdade e estão diretamente ligadas a alteração hormonal e a cor da pele, tem cura e o mais indicado tratamento é o laser Fraxel FR 1500.
A nova técnica apresentada no Congresso de Cirurgia Dermatológica - que aconteceu de 26 a 28 de março em Ribeirão Preto/SP - é capaz de restaurar a pele de forma até então impossível. Lançado há cerca de um ano, o aparelho é indicado para apagar estrias vermelhas e suavizar a aparência de estrias brancas.
"Apresenta resultados porque atinge a pele mais profundamente, conseguindo renovar lesões mais profundas. Tivemos sucesso até com as estrias brancas, que são as mais difíceis de remover", afirma a dermatologista da Cliderme Denise Matos do Amparo.
A aplicação do laser gera uma melhora de 60% a 80% no aspecto das estrias, já que as fibras da pele tratada ficam mais unidas e organizadas com as séries de aplicações. "O normal é uma média de três a seis sessões para tratar uma região, mas a indicação do tipo de laser vai depender da cor da pele do paciente e da intensidade das estrias", completa a médica.
Estrias
As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina que estão localizadas na derme (camada profunda da pele). Pode surgir por sua distensão exagerada ou por alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade por conta do crescimento acelerado, assim como na obesidade e na gravidez.
Atinge os dois sexos, mas é muito comum nas mulheres. São lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdomem (gravidez) e dorso do tronco (homens). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada.
Tratamento
multidisciplinar
Para a diretora da Cliderme, o tratamento de estrias, assim como o de celulite e flacidez deve vir aliado a uma boa alimentação e exercícios físicos.
"É por isso que cada vez mais se recomenda o trabalho associado de uma equipe multidisciplinar composta por dermatologistas, fisioterapeutas, cirurgião plástico, nutricionista, esteticista e angiologista", afirma a médica.
"No caso das estrias, recomendo o acompanhamento em paralelo de uma nutricionista com o Programa Personal Diet (que interfere e acompanha o paciente, desde a sua casa no preparo dos alimentos até as compras)", explica.
Uma outra dica são as sessões na plataforma vibratória, aparelho também conhecido como Physio Plate. O paciente executa série de exercícios, orientados por uma fisioterapeuta, que são potencializados pelo aparelho, causando a hipertrofia e tonificação da musculatura, além de estimular todas as funções químicas dos músculos, diminuindo a flacidez, sem produção excessiva de ácido láctico (causador da dor após o exercício).