Discutir o binômio psicologia e sexualidade foi o que motivou os psicólogos Heloisa Saback Carvalho e Uri Pellegrini há criarem voluntariamente, em 2008, o projeto Vida em Ato. Trata-se de um serviço de atendimento psicológico com enfoque na teoria do psicodrama de J. L. Moreno, oferecido gratuitamente à comunidade LGBT (Lésbica, Gay, Bissexual e Transgênero), pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).
A iniciativa comemora os bons resultados obtidos durante um ano de atividade, que desde março de 2008, já realizou 22 atendimentos. "A finalidade deste projeto é fazer com que o homossexual saiba lidar com esta pluralidade de papéis ao mesmo tempo em que amplia potencialidades e autonomia, favorecendo a conquista de uma auto-aceitação da sua orientação sexual", afirma Pellegrini, que junto à psicóloga Heloísa coordena o Vida em Ato com a seis estagiários.
O atendimento gratuito é oferecido durante toda a semana pela tarde, exceto às terças-feiras, na sede do GGB, na Rua Frei Vicente, nº 24, Pelourinho. Os interessados devem se inscrever pelos telefones (71) 3321-1848 / 3322-2552 / 2176.
SOBRE OS PSICÓLOGOS
A psicóloga Heloisa Saback Carvalho é mestre em Ciências da Família pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e professora de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa.
Uri Liberato Pellegrini é psicólogo formado pela Faculdade Ruy Barbosa e bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL).
SOBRE O GGB
O Grupo Gay da Bahia fundado em 1980 e é a mais antiga associação de defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil. Em 1988 foi nomeado membro da Comissão Nacional de AIDS do Ministério da Saúde do Brasil e desde 1995 faz parte do comitê da Comissão Internacional de Direitos Humanos de Gays e Lésbicas (IGLHRC).