A equipe visitante também veio conhecer o Centro de Pesquisa da Unidade de São Marcos, fundado em 2008, para complementar a vocação já existente do posto em desenvolver trabalhos de cunho científico sob a responsabilidade do Monte Tabor/ Hospital São Rafael, com parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA).
RESIDENTES
O Monte Tabor administra a Unidade desde a sua fundação em 2000 e possui tradição como instituição de ensino e pesquisa - Só no Hospital São Rafael (Bahia) são 17 residências médicas reconhecidas pelo MEC. No Hospital São Rafael, de Milão, o Monte Tabor mantém o Istituto Scientifico Universitário San Raffaele e a Universitá Vita - Salute San Raffaele.
"A presença de organizações internacionais, como: Cornell University Medicall College - New York Hospital; School of Public Health - University of California at Berkeley e University of Colorado Health Sciences Center, e agora Harvard University, confirmam o caráter comunitário e humanístico das pesquisas, além da seriedade da unidade de saúde de São Marcos", confirma o diretor da unidade Aurélio Carneiro.
O mesmo ainda ressalta que estes trabalhos científicos tiveram avaliação dos Comitês de Ética e Pesquisa (CEP's) do Hospital São Rafael e demais Instituições, "sem prejuízo ao funcionamento e ao atendimento do público", complementa. Para a escolha dos temas, a relação com a comunidade é fator preponderante. Alguns exemplos: Ensaio Clínico para pacientes com infecção aguda pelo HIV-1; Agentes etiológicos e fatores de risco nas diarréias; Estudo de coorte de dengue; Vigilância ativa para pneumonia pneumocócica com bacteremia; Teste para diagnóstico da leptospirose.
Unidade de Saúde São Marcos
A unidade foi construída em agosto de 2000, através de parcerias com organizações internacionais ligadas ao Hospital São Rafael e ao Monte Tabor (instituições administradoras da Unidade) e atende por ano 110 mil pessoas do Distrito de Pau da Lima, de outros bairros e até do interior, nas áreas de clínica médica, pediatria e traumatologia. Possui 128 colaboradores, destes, 65 médicos (nas especialidades de clínica médica, pediatria e cirurgia).