Saúde

ESTUDANTES DE HARVARD CONHECEM ROTINA DE POSTO DE SAÚDE PREFEITURA

vide
| 19/01/2009 às 10:57
Estudantes norte-americanos conhecem a realidade no PS São Marcos
Foto: Foto: Divulgação
A Unidade emergencial de Saúde São Marcos (USM) recebeu, recentemente, a visita de estudantes e pesquisadores em Saúde Pública das Universidades de Harvard University e Cornell University Medicall College.
 
Os estudantes vieram conhecer a rotina da unidade pública de atendimento emergencial, única do Distrito de Pau da Lima (com cerca de 300 mil moradores), que atendeu em 2008 uma média diária de 380 pessoas em pediatria, clínica médica e traumatologia.


A equipe visitante também veio conhecer o Centro de Pesquisa da Unidade de São Marcos, fundado em 2008, para complementar a vocação já existente do posto em desenvolver trabalhos de cunho científico sob a responsabilidade do Monte Tabor/ Hospital São Rafael, com parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA).

RESIDENTES
 
O Monte Tabor administra a Unidade desde a sua fundação em 2000 e possui tradição como  instituição de ensino e pesquisa - Só no Hospital São Rafael (Bahia) são 17 residências médicas reconhecidas pelo MEC. No Hospital São Rafael, de Milão, o Monte Tabor mantém o Istituto Scientifico Universitário San Raffaele e a Universitá Vita - Salute San Raffaele.


"A presença de organizações internacionais, como: Cornell University Medicall College - New York Hospital; School of Public Health - University of California at Berkeley e University of Colorado Health Sciences Center, e agora Harvard University, confirmam o caráter comunitário e humanístico das pesquisas, além da seriedade da unidade de saúde de São Marcos", confirma o diretor da unidade Aurélio Carneiro.
 
O mesmo ainda ressalta que estes trabalhos científicos tiveram avaliação dos Comitês de Ética e Pesquisa (CEP's) do Hospital São Rafael e demais Instituições, "sem prejuízo ao funcionamento e ao atendimento do público", complementa. Para a escolha dos temas, a relação com a comunidade é fator preponderante.  Alguns exemplos: Ensaio Clínico para pacientes com infecção aguda pelo HIV-1; Agentes etiológicos e fatores de risco nas diarréias; Estudo de coorte de dengue; Vigilância ativa para pneumonia pneumocócica com bacteremia; Teste para diagnóstico da leptospirose.


Unidade de Saúde São Marcos


A unidade foi construída em agosto de 2000, através de parcerias com organizações internacionais ligadas ao Hospital São Rafael e ao Monte Tabor (instituições administradoras da Unidade) e atende por ano 110 mil pessoas do Distrito de Pau da Lima, de outros bairros e até do interior, nas áreas de clínica médica, pediatria e traumatologia.  Possui 128 colaboradores, destes, 65 médicos (nas especialidades de clínica médica, pediatria e cirurgia).