vide
O ano de 2009 será muito especial para a OSID - Associação Obras Sociais Irmã Dulce, que comemora 50 anos de fundação. A instituição, que funciona em Salvador, na Bahia, com 14 núcleos de atendimento, vem construindo ao longo de cinco décadas uma atuação de referência em áreas como assistência social, educação, pesquisa científica e ensino médico e é o maior complexo de saúde da Bahia e do Nordeste com atendimento 100% gratuito do país.
São, em média, quatro milhões de atendimentos por ano e mais de mil leitos hospitalares disponibilizados. As homenagens pelos 50 anos da OSID serão muitas e chamam a atenção ainda para os novos projetos que serão implementados e que são considerados prioritários para a perpetuidade da Instituição.
Dentre essas ações, estão a construção da Ala do Sangue - uma nova ala que abrigará as unidades de Hemodiálise e o Banco de Sangue -, a 4ª Etapa do futuro santuário de Irmã Dulce, além da integração do prédio à Praça Irmã Dulce, localizada no antigo Largo de Roma. Criada em 1959, as Obras mantêm na história de vida de sua fundadora - cuja trajetória sempre foi pautada na missão de amar e servir aos mais pobres - o seu principal pilar de sustentação.
Com a proposta de divulgar essa caminhada e os novos projetos dessa que é uma das principais entidades de benemerência do Brasil, uma programação especial entrará em cena durante o ano de 2009 para celebrar o cinqüentenário da instituição. Entre as atividades programadas, está à realização de exposições culturais, encontros e debates nas escolas e universidades, lançamento de publicação, celebrações religiosas e a participação em eventos nacionais.
Segundo Maria Rita Pontes, diretora-superintendente da OSID, o objetivo é convidar toda a sociedade brasileira, além de funcionários, voluntários e demais parceiros, para que participe das comemorações em prol de uma instituição que há meio século vem pensando no próximo.
Aliado ao ciclo de homenagens, as Obras Sociais Irmã Dulce confirmam ainda, após cinco décadas de caminhada, o crescimento de uma infra-estrutura de elevado padrão profissional.
Com cerca de três mil funcionários, 500 médicos e centenas de voluntários, a OSID desponta como uma entidade filantrópica de perfil único no país. A atuação na área de saúde, onde oferece atendimento em 33 especialidades médicas, vem se somar, por exemplo, às atividades realizadas em outras frentes de trabalho, como os 850 alunos atualmente assistidos em seu centro educacional.
Na lista dos mais diversos públicos hoje atendidos pela instituição, estão ainda, além de pacientes do SUS, idosos, portadores de deficiência, crianças e adolescentes de baixa renda e pacientes sociais.