No evento, que contou com a participação de profissionais de Saúde e representantes de 45 municípios, Temporão também anunciou que a Bahia será contemplada com R$ 39 milhões para ações de vigilância de Saúde. "Estamos comprando larvicidas, capacitando pessoal e atuando em conjunto com estados e municípios".
Os números apresentados pelo ministro apontam que o estado possui dois municípios em situação de risco (Itabuna e Camaçari) e seis em estado de alerta (Alagoinhas, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Salvador e Simões Filho).
A escala do ministério estabelece que cidades com menos de 1% de índice de infestação estejam classificadas como grau satisfatório, de 1% a 3,9%, situação de alerta e acima de 3,9% estado de risco.
ITABUNA
A situação mais grave a da cidade de Itabuna, a 450 km de Salvador, que apresentou um grau de infestação de 16,5%, número quatro vezes maior que o registrado no ano passado. Segundo Temporão, a situação é preocupante e requer uma atenção especial dos governos estadual e federal.
"A cidade recentemente perdeu a gestão plena da saúde e apresentou resultados negativos nos últimos dois anos. Diante disso, vamos fazer um trabalho de mobilização da sociedade, entraremos em contato com a nova administração para tentar reduzir drasticamente a incidência do mosquito em residências e locais públicos", conta.
Preocupado com o avanço da dengue na cidade vizinha, Itabuna, prefeito de Ilhéus, Nilton Lima, afirmou que o município está intensificando as ações de combate à doença e estabelecendo parcerias com o Governo do Estado para reduzir os focos do mosquito.
Apesar de ainda figurar entre os municípios em alerta, Salvador apresentou uma redução de um ponto percentual no índice de infestação, que caiu de 4,4% em 2007 para 3,4% este ano.
Como evitar
focos de dengue
Sintomas
Os sintomas da dengue são febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite. Pessoas que apresentam esses sintomas podem estar com dengue.
O que fazer?
A primeira coisa a ser feita é consultar um médico ou procurar um posto de saúde. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor. A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. MAS CUIDADO: não use remédios à base de ácido acetil salicílico (aspirina e AAS). Evite a automedicação, consulte sempre um médico.