Vide
O cigarro é responsável pela morte de milhares de pessoas todo ano no Brasil (F/Div)
Foto:
Auxiliar as pessoas que querem parar de fumar é um dos objetivos do Programa de Cessação do Tabagismo da Clínica AMO, em Salvador. O lançamento do programa será no Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece no próximo dia 29 de agosto, com uma palestra gratuita proferida pela pneumologista Thamine Lessa.
O evento será no auditório do edifício Linus Pauling, no Itaigara, às 16h. (Rua Altino Serbeto de Barros, 19, ao lado do Hotel Fiesta). Segundo a especialista, a medicina tem como auxiliar os dependentes da nicotina, que, em muito casos, não conseguem parar de fumar apenas pela decisão pessoal.
"Cada caso tem que ser analisado individualmente, mas o fumante contumaz pode ser auxiliado por terapia medicamentosa também", afirma Thamine Lessa.
MORTES
Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de 5,5 milhões de pessoas em todo o mundo morrem anualmente em decorrência do tabagismo, uma das epidemias mais graves da era moderna. Só no Brasil morrem anualmente cerca de 200 mil pessoas.
Este número preocupa profissionais das mais diversas especialidades, já que, de acordo com pesquisas, o fumo tem relação direta com doenças graves como câncer de pulmão, esôfago e bexiga, enfisema pulmonar, bronquite crônica, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Na palestra a pneumologista vai demonstrar os extremos malefícios da nicotina e mostrar os caminhos para a cessação do tabagismo.
"A palestra será voltada para leigos, fumantes ou familiares de fumantes que poderão auxiliar nesta jornada", disse a médica. Já o Programa de Cessação de Tabagismo vai promover o estímulo e auxílio aos tabagistas a pararem de fumar.
"Queremos criar condições para que os ex-fumantes mantenham-se nesse novo status, com menores taxas de recaída; vamos oferecer tratamento específico aos pacientes tabagistas durante o período de internação hospitalar; iremos promover o diagnóstico precoce e prevenção das neoplasias tabaco-relacionadas; e identificar precocemente e acompanhar pacientes tabagistas/ex-tabagistas portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica; entre outras ações", adianta a médica.
DANOS
Os danos do tabagismo são impressionantes, lembra Thamine Lessa. No mundo 1 bilhão e 200 milhões de fumantes consomem cerca de 6 trilhões de cigarros por ano; ao consumir um cigarro, o indivíduo introduz no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono, alcatrão, hidrocarbonetos e substâncias radioativas, que causam câncer. Pessoas que passam 80% do seu tempo em ambientes poluídos e fechados também são penalizadas.
Ao fim de um dia os não fumantes podem ter respirado o equivalente a até 10 cigarros. Isso a depender da dimensão do ambiente, do número de fumantes e do número de cigarro fumados durante a jornada de trabalho. Pesquisas demonstram que os fumantes adoecem com uma freqüência duas vezes maior que os não fumantes.
Para participar da palestra de Cessação de Tabagismo os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo telefone (71) 3311-6500 ou pelo email
administração@clinicaamo.com.br