Mutirão de vacinação, exame da glicemia, verificação da pressão arterial - PA, exames eletrocardiográficos, recreação infantil e palestras educativas são alguns dos serviços programados para a IX Edição da Feira da Saúde de Nova Esperança, marcada para o próximo sábado, dia 16 de agosto, das 9 às 15 horas, na quadra de esportes da Igreja São Judas Tadeu e na sede da Associação Amor ao Próximo, no bairro de Nova Esperança, próximo à Ceasa/Cia.
Serão montados balcões de atendimento para distribuição de folhetos explicativos sobre prevenção de doenças, como DST/ AIDS, diabetes, entre outros.
A iniciativa é do Monte Tabor/Hospital São Rafael, juntamente com os alunos da Escola de Técnicos em Enfermagem São Rafael/SENAC, do Rotary Club Salvador Santo Antonio e da Associação Amor ao Próximo. Participam também as instituições Pastoral da Criança, Unidade de Saúde da Família de Nova Esperança, a Limpurb, o Cardio-service e o Instituto Embeleze. O evento conta ainda com a participação especial de estudantes de medicina da Itália, em visita anual ao Hospital São Rafael.
Nova Esperança
O bairro de Nova Esperança era um assentamento informal, localizado no limite de três municípios (Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho), a 30 km da cidade do Salvador, e que, somente em 2000, passou a fazer parte do primeiro município citado. Eram cerca de três mil famílias, convivendo sem acesso à educação e à saúde, até 1990, quando, a pedido da comunidade, o Monte Tabor/ Hospital São Rafael ajudou a construir a Escola de Ensino Fundamental Arx Tourinho, que atende, hoje, aproximadamente mil crianças e adolescentes, além do curso de alfabetização EJA - Ensino de Jovens e Adultos, no período noturno, da formação à cidadania, e de noções educativas sobre saúde (ministradas pelos voluntários do Monte Tabor).
Outros projetos, desenvolvidos pelo Monte Tabor na comunidade, são o Centro de Artesanato Laura Ziller (1996) e a Creche Amor ao Próximo (1998). Esta última cuida do desenvolvimento educacional de 100 crianças, a partir de 2 anos de idade, contando o projeto, também, com o trabalho das mães, no artesanato e no programa "Multimistura", integrador alimentar, produzido na Creche, sob a orientação da Pastoral da Criança.
A comunidade de Nova Esperança, recentemente, ganhou do Projeto Ler é Poder, idealizado pelo artista baiano Lázaro Ramos, uma Biblioteca intitulada Laura Ziller, nome este escolhido pela comunidade, em homenagem e agradecimento à vice-presidente do Monte Tabor, que, desde 1990 desenvolve ações sociais na comunidade.