Saúde

OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE CRIA NÚCLEO PESQUISAS P/ RESIDÊNCIAS MÉDICAS

Vide
| 10/08/2008 às 19:21

Mais um significativo avanço na área médica das Obras SociaisIrmã Dulce: a partir deste mês,os programas de residência médica, o corpo clínico e os profissionais paramédicos da Instituição têm uma célula exclusivamente voltada ao apoio e orientação para a realização e divulgação de trabalhos.

Trata-se do Núcleo de Pesquisas das Residências Médicas, que, além de ajudar a desenvolver as áreas de ensino e pesquisa da instituição, será fundamental para alavancar a produção e garantir a publicação de artigos científicos. A identificação, junto a instituições financiadoras, de projetos que possam ser desenvolvidos na instituição também faz parte dos objetivos da nova estrutura.


Os programas de residência médica da OSID são destaque na Bahia e em toda a região Nordeste, pela sua qualid. No entanto, precisa incrementar ainda mais a parte de pesquisa, publicações e trabalhos científicos. Coordenado pela médica e pesquisadora Isadora Cristina de Siqueira, o núcleo surge exatamente para estimular essa produção. "O futuro do hospital prevê a implantação de cursos de mestrado e quem sabe, um doutorado.
 
Para isso, é fundamental termos uma boa produção científica", explica o assessor técnico, doutor Taciano Campos, que espera ver, dentro de seis meses, um aumento de 50% no número de publicações. Mesmo diante da carência de investimentos em ensino e pesquisa no Nordeste, as Obras têm contribuído com dados significativos para balizar diagnósticos e tratamentos, procedimentos que hoje dependem de protocolos. Esse perfil tanto qualifica o hospital como referência junto ao Ministério da Saúde, quanto atrai o interesse de grandes laboratórios para o financiamento de atividades.