Saúde

DEPUTADO YULO INDICA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL MATERNIDADE EM ILHÉUS

O deputado já fez indicação na AL
| 15/05/2008 às 16:34

Com uma população superior a 220 mil habitantes, a cidade de Ilhéus possui apenas um hospital estadual. Diante da carência de um sistema de saúde capaz de garantir um atendimento de qualidade para a população local, o deputado estadual Yulo Oiticica (PT) apresentou na Assembléia Legislativa da Bahia uma indicação ao governador Jacques Wagner que propõe a construção de um Hospital Maternidade na Zona Sul de Ilhéus, região do município onde reside 1/3 dos cidadãos da cidade e que possui o maior número de pessoas abaixo do nível de pobreza.
 
A indicação de Yulo é subsidiada por um abaixo assinado com milhares assinaturas do povo ilheense, que faz parte de uma Campanha Popular pela construção de um hospital na região.


Segundo o parlamentar petista, a cidade de Ilhéus dispõe de um hospital estadual e outros quatro, entre filantrópicos e privados, conveniados ao Sistema Único de Saúde. "É urgente e necessária a melhoria no sistema de saúde pública no município de Ilhéus, dado que uma significativa parcela de sua população tem enormes dificuldades para ter acesso aos serviços de saúde", justifica Yulo.


Yulo ainda afirma que as unidades de saúde, além de não disporem de estrutura suficiente para atender toda a demanda local, também estão distantes da maioria dos bairros e distritos da Zona Sul. "É justamente nessa região que mora a população mais carente, que não dispõe de recursos regulares para sua locomoção, sendo obrigados a longas caminhadas para conseguirem um atendimento médico adequado", exemplifica o petista.


O município de Ilhéus possui uma única via de acesso à região dos hospitais, a antiga Ponte Lomanto Júnior. O local é freqüentemente interditado em decorrência da falta de capacidade da ponte suportar o fluxo de veículos que transita sobre ela. "Ao longo dos anos, a população vem se mobilizando em favor da construção de um Hospital Maternidade, colocando em desenvolvimento uma Campanha popular que já conta com milhares de assinaturas", reforça o deputado.