Saúde

PRÓTESE DE PANTURRILHA DÁ HARMONIA ÀS PERNAS DE HOMENS E MULHERES

Veja com fazer a cirurgia
| 12/05/2008 às 12:39

  "Eu tinha vergonha de mostrar as pernas, porque não havia curva na parte interna da ‘batata', mas agora só uso vestido e saia".

   Este depoimento da administradora Maria Gabriela Seixas tem explicação: é que ela se submeteu a uma cirurgia de colocação de prótese de panturrilha responsável pela harmonia de seus membros inferiores. E isso em apenas duas horas, tempo gasto para uma incisão mínima quase imperceptível na linha da dobra atrás do joelho.
 
  "O resultado me deixou feliz comigo mesma. Valeu a pena", conta a paciente do cirurgião plástico Edvan Leite.


   Segundo o médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista na área, as mulheres representam 80% das pessoas interessadas neste tipo de cirurgia, "indicada para pacientes que se queixam de pernas finas, de panturrilhas com pouca projeção ou de um vazio entre uma perna e outra, responsável por um arqueamento entre elas", diz.

  O procedimento só não é indicado para quem quer aumentar o tornozelo, onde não é possível aplicar a técnica, ou para pessoas que apresentem caso de infecção, alterações cardiológicas e alterações clínicas em geral. "Se não se encaixar neste perfil, qualquer pessoa pode ter a panturrilha aumentada em até dois centímetros de diâmetro", explica Edvan Leite.


Procedimento


Normalmente, a prótese é aplicada sob anestesia peridural através de uma cirurgia relativamente simples, que dura entre 90 e 120 minutos. "Através de um corte de aproximadamente 3,5 centímetros feito na parte posterior do joelho, é introduzida uma prótese longa e delgada. O tamanho vai depender das medidas e necessidades específicas de cada paciente", explica o cirurgião Edvan Leite. 


De acordo com Edvan Leite, o tempo de recuperação do paciente é em torno de 15 dias para atividades habituais."Mas para atividades físicas, mesmo leves, é preciso esperar 30 dias e, para musculação ou atividades intensas com as pernas, 90 dias.

"O paciente pode andar logo após a alta hospitalar, porém, no caso da mulher, é muito importante o uso de sapato com salto médio e para homens, recomendamos um apoio tipo palmilha", destaca o médico. "Para mim usar sapato de salto não foi nenhum sacrifício, pois até combina com as saias que passei a usar depois da cirurgia", conclui a administradora Maria Gabriela Seixas.