O Enade é uma avaliação por amostragem que considera o desempenho de ingressantes e concluintes dos cursos de graduação e o IDD avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. De acordo com o MEC, conceitos 1 e 2 são considerados baixos, 3 é regular e 4 e 5 são altos.
Nome da instituição | Município | UF | Rede | Enade | IDD |
Universidade Metropolitana de Santos | Santos | SP | Particular | 2 | 2 |
Faculdade de Medicina do Planalto Central | Brasília | DF | Particular | 2 | 2 |
Centro Universitário Serra dos Órgãos | Teresópolis | RJ | Particular | 2 | 2 |
Universidade de Uberaba | Uberaba | MG | Particular | 2 | 2 |
Universidade Federal de Alagoas | Maceió | AL | Pública | 2 | 2 |
Universidade Severino Sombra | Vassouras | RJ | Particular | 2 | 2 |
Universidade Federal do Pará | Belém | PA | Pública | 2 | 2 |
Universidade Federal da Bahia | Salvador | BA | Pública | 2 | 2 |
Centro de Ensino Superior de Valença | Valença | RJ | Particular | 2 | 2 |
Centro Universitário de Volta Redonda | Volta Redonda | RJ | Particular | 2 | 2 |
Universidade Luterana do Brasil | Canoas | RJ | Particular | 2 | 1 |
Universidade de Ribeirão Preto | Ribeirão Preto | SP | Particular | 2 | 1 |
Univerisidade Federal do Amazonas | Manaus | AM | Pública | 2 | 1 |
Centro Universitário Nilton Lins | Manaus | AM | Particular | 1 | 2 |
Universidade Iguaçu | Itaperuna | RJ | Particular | 1 | 2 |
Universidade de Marília | Marília | SP | Particular | 1 | 1 |
Universidade Iguaçu | Nova Iguaçu | RJ | Particular | 1 | 1 |
Os cursos que apresentaram resultados insatisfatórios terão de oferecer diagnóstico sobre o desempenho, com medidas para sanar as deficiências identificadas.
O diagnóstico deve abordar a organização didático-pedagógica; a integração do curso com os sistemas local e regional de saúde; o perfil do quadro discente; a oferta de vagas nos processos seletivos de 2008, com especificação daquelas ocupadas nos referidos processos e o número de concluintes em 2007; o perfil do quadro docente, incluindo titulação e regime de trabalho, composição e atuação do núcleo docente estruturante, colegiado e coordenação de curso; a infra-estrutura, com identificação das condições de oferta das disciplinas de práticas médicas, em especial o estágio curricular, condições da biblioteca e produção científica.
O diagnóstico será avaliado pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC que poderá celebrar um termo de saneamento com a instituição de ensino. Se a SeSu discordar do diagnóstico sobre os problemas identificados pela avaliação, o MEC poderá realizar visita ao curso e instaurar processo administrativo para aplicação de penalidades.
No caso das instituições públicas, o MEC acompanhará o processo de saneamento e fornecerá os recursos adicionais, se necessários, para superação das deficiências, sem prejuízo da apuração de responsabilidade de seus dirigentes.
As sanções incluem desativação de cursos e habilitações, suspensão temporária de prerrogativas de autonomia e da abertura de processo seletivo de cursos de graduação ou cassação do reconhecimento de curso.
Dos 103 cursos avaliados pelo MEC, os oferecidos pelas universidades federais do Rio Grande do Sul, de Goiás, de Ciências da Saúde de Porto Alegre, de Santa Maria, do Piauí e de Mato Grosso obtiveram nota máxima nos dois indicadores.
Segundo o Inep, as notas de todos os cursos que particparam do Enade 2007 serão divulgadas até o fim de maio. Além dos estudantes de medicina, fizeram o Enade 2007 alunos dos cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.